São Paulo, segunda-feira, 05 de janeiro de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

No vermelho
As vendas de produtos eletroeletrônicos devem ter registrado uma queda de 1% a 2% em 2003, segundo previsão de Paulo Saab, presidente da Eletros (associação de fabricantes do setor). Para isso, ele está prevendo um aumento das vendas de 10% no Natal.

Destaque
O desastre do setor eletroeletrônico só não foi maior por causa dos DVDs, que foram de novo a salvação da lavoura. Saab estima um total de 1,6 milhão de DVDs vendidos em 2003, 50% a mais do que no ano anterior. Já a linha branca e os portáteis despencaram.

Vida em alta
Em 2003, o Banco do Brasil comercializou 231.377 seguros Ouro Vida, da Companhia de Seguros Aliança do Brasil. Esse número representa um acréscimo de 32,6% com relação às vendas em 2002.

Seguro feminino
O BB Seguro Vida Mulher, seguro de vida feminino desenvolvido pela Companhia de Seguros Aliança do Brasil e lançado em junho de 2003, foi sucesso de vendas na rede do Banco do Brasil. Em sete meses de comercialização, o produto, que também cobre exames para diagnóstico de câncer de mama ou de colo do útero, já foi comprado por 72.074 clientes do BB.
Equilíbrio
Enquanto a indústria da construção caiu 7% em 2003, o setor de pré-fabricados de concreto se manteve estável. O setor, que reúne os fabricantes de estruturas e fachadas pré-fabricadas em concreto, cresceu 5% nos primeiros seis meses e caiu 5% no segundo semestre. As vendas somaram R$ 4 bilhões no ano.

Novo fundo
Em linha com a expectativa de crescimento e estabilidade econômica para o Brasil em 2004, o Banco Itaú acaba de lançar um fundo prefixado, o Itaú Institucional Pré. O novo fundo terá rendimentos prefixados de 180 dias.

Na onda
A Skol Beats, cerveja lançada pela AmBev no final de 2002, foi a que mais cresceu no mercado em 2003. Seu volume de vendas aumentou sete vezes de janeiro a dezembro do ano passado.

Promoção
A TAM e a rede de hotéis Sofitel acabam de firmar parceria visando os clientes que viajam do Brasil para Buenos Aires. A hospedagem no recém-inaugurado Sofitel Buenos Aires dará direito a 2.000 milhas, o dobro de pontos no Programa Fidelidade da TAM para esse trecho. A promoção é válida até março.

Briga de vidro
O Sindicato das Indústrias de Beneficiamento e Transformação de Vidros de São Paulo vai entrar com um processo administrativo contra uma grande seguradora na Secretaria de Direitos Econômicos. O sindicato alega que a seguradora privilegia multinacionais para repor vidros danificados de veículos.

ANÁLISE

Crédito

A concessão de crédito para empresas em 2004 poderá crescer entre 20% e 25%, quando comparada com 2003. Esta é a expectativa de Maércio Soncini, diretor executivo do Banco Fibra. "Os cenários econômicos interno e externo são moderadamente positivos para a atividade econômica, que deverá apresentar crescimento superior a 2003. A expectativa é de aumento na demanda de crédito, acompanhada de crescimento da oferta, pois não existem sinais que induzam à políticas restritivas de crédito." Para Soncini, o único vetor contrário a essa tendência poderá ser as fusões entre alguns bancos. Isso poderá impor limites de crédito, principalmente para empresas de menor porte onde o crédito é mais restrito.

E-mail: guilherme.barros@uol.com.br



Próximo Texto: Energia: Mais usinas geram luz extra no Nordeste
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.