São Paulo, sábado, 05 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ações de BM&F e Bovespa caem por causa de CSLL

DA REPORTAGEM LOCAL

As ações da Bovespa e da BM&F desabaram ontem com a informação de que também terão de recolher CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) pela nova alíquota de 15%. O resultado foi uma queda de 8,18% nas ações da Bovespa Holding e de 7,14% nas da BM&F.
Até então, falava-se apenas que os bancos e as seguradoras estavam obrigadas a recolher a contribuição na nova alíquota. Na quinta-feira, os papéis das Bolsas ficaram estáveis, enquanto os dos bancos tiveram forte baixa.
Desde a desmutualização, quando as Bolsas deixaram de ser entidades sem fins lucrativos, foram obrigadas a recolher a CSLL na alíquota de 9%.
"A notícia divulgada [sobre a CSLL] falava só em instituição financeira e seguradora, não em Bolsa. [A baixa] É uma questão de valuation [cálculo de valor de uma ação]. O sujeito meteu o aumento [da CSLL] e viu que o valor presente do lucro cairá. Com a queda, volta para o preço e é jogo novo", disse Luiz Antonio Vaz das Neves, da KNA Consultores.
Segundo o consultor, a exemplo dos bancos, as Bolsas também deverão repassar o aumento para as corretoras. "Não tem nada a ver com [aumento no preço de] emolumento. O repasse será em serviços que as corretoras não pagavam. A Bolsa investia no sistema de negociação e as corretoras usavam isso de graça." (TONI SCIARRETTA)


Texto Anterior: Leasing e carnê evitam cobrança do novo IOF
Próximo Texto: Operação de câmbio entre bancos fica isenta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.