São Paulo, terça, 5 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IMPOSTO
Unibanco oferece linha de crédito; cliente da CEF pode fazer o pagamento por telefone
Bancos facilitam pagamento de IPVA

RICARDO GRINBAUM
da Reportagem Local

Os donos de carros de São Paulo terão algumas facilidades este ano para pagar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) que começa a vencer em janeiro.
Alguns bancos estão oferecendo novos serviços para evitar as filas para a quitação do imposto e financiamento com taxas de juros mais baixas do que as cobradas em outros tipos de empréstimos.
O Unibanco abriu uma linha de crédito especial para o pagamento do IPVA em até 12 parcelas, nove a mais do que o prazo máximo concedido pela Secretaria da Fazenda.
Para ter direito ao empréstimo, o cliente precisa procurar uma agência do banco e se submeter a uma análise de crédito. As taxas são de 4% ao mês, mais baixas do que os 5,5% cobrados pelo banco nos empréstimos de crédito pessoal.
"No início do ano, normalmente as pessoas têm um acúmulo de gastos. Por isso, resolvemos oferecer o financiamento, com um limite de até R$ 2000,00 por cliente", diz Rogério Estevão, diretor de produtos de varejo do Unibanco.
A Caixa Econômica Federal (CEF) criou novos serviços para que o cliente possa quitar o imposto antes mesmo de receber a guia, enviada pelos correios pela Secretaria Estadual da Fazenda.
Clientes da CEF poderão saber o valor do imposto por telefone e marcar o dia ideal para a sua quitação. Também poderão pagar o IPVA por Internet, pelos sistemas de home e office banking ou pessoalmente na agência.
A Caixa Econômica Federal firmou acordo para que 1800 casas lotéricas também recebam o pagamento do imposto. "Só vai enfrentar fila quem quiser", promete Alcides Pasqualini, gerente de mercado da CEF.
O Banespa está estudando o lançamento de novos serviços para o pagamento do IPVA para sua clientela. Por enquanto, os correntistas do banco podem recorrer ao crédito pessoal, com taxas de juros de 4,5% a 6% ao mês, para financiar o IPVA.
No Banco do Brasil, os clientes podem usar o sistema de crédito previamente aprovado, com taxas de 5,35% ao mês. Os clientes do Itaú poderão recorrer ao sistema de Internet para quitar o IPVA.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.