São Paulo, terça, 5 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Índice

Montadora alegou queda nas vendas de carros para demitir

da Reportagem Local

Ao anunciar as demissões de 2.800 funcionários, em dezembro, a Ford alegou que o motivo era a redução da demanda por carros.
Segundo a montadora, as vendas de automóveis caíram 40% desde o início da crise asiática, em 97, que fez o governo brasileiro aumentar as taxas de juros.
O comunicado que informou sobre as demissões dizia que, na avaliação da Ford, "não está prevista uma recuperação significativa do mercado no futuro próximo".
A montadora, entretanto, afirmava no comunicado que os demais investimentos da empresa no país, como a construção da nova fábrica em Guaíba, no Rio Grande do Sul, não seriam afetados.
A Ford vem perdendo mercado para as demais montadoras. Em novembro, sua participação de mercado era de 9,7%. Em meses anteriores, chegara a 12%.
A crise no mercado de outros países também afetou a Ford, que havia exportado US$ 950 milhões em 97 e deve ter fechado o ano passado com vendas externas de 5% a 10% menores.
Para o presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, Heiguiberto Navarro, o Guiba, a montadora não desenvolveu novos modelos de sucesso e deixou de ser competitiva no mercado brasileiro.
Guiba era presidente do sindicato do ABC quando, em 95, os funcionários da Ford ocuparam a fábrica e danificaram carros de diretores e gerentes.
Os empregados da manutenção e da ferramentaria haviam entrado em greve para protestar contra 300 demissões. A Ford não quis pagar o salários dos grevistas e o protesto dos "golas vermelhas", uma referência ao uniforme dos funcionários, gerou o incidente.
Em junho de 90, metalúrgicos da montadora realizaram um quebra-quebra de carros ainda mais grave, após uma greve. (ME)



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.