São Paulo, sexta-feira, 05 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sucessora pode complicar negociações

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
DE BUENOS AIRES

Com doutorado pela Universidade de Wisconsin, a americana Anne Krueger é tida por seus pares no FMI como uma economista linha-dura. Não é difícil supor que as exigências do Fundo às economias emergentes possam se tornar mais rígidas com sua nomeação para o cargo interino de diretora-gerente da instituição.
No final de 2001, Krueger iniciou um debate para a criação de um sistema de concordata para países em crise. Por sua proposta, governos em dificuldades financeiras poderiam suspender o pagamento de suas dívidas de forma organizada, de modo a não caracterizar uma moratória.
Por trás da idéia de Krueger não havia a intenção de ajudar economias emergentes a solucionar seus problemas de forma mais fácil e ágil, mas, sim, a de reduzir a freqüência e os valores dos grandes pacotes de ajuda aos países em dificuldades.
Como haveria um mecanismo para organizar reestruturações de dívidas, o Fundo se eximiria da obrigação, em muitos casos, de aportar recursos em economias quebradas.
A proposta de Krueger não prosperou porque os EUA foram contra. Pelo projeto, os processos de concordata seriam coordenados pelo FMI, o que os norte-americanos não queriam.
As economias emergentes, entre elas o Brasil, também se negavam a aceitar o mecanismo, por entender que poderia encarecer o custo da dívida.
O impacto da saída de Horst Köhler sobre a Argentina dividiu analistas. A substituição ocorre num momento delicado para o país -a quatro dias do vencimento de uma parcela de US$ 3,1 bilhões da dívida com o órgão.

Grupo dos Sete
"Krueger forma parte do setor que tem mais afinidade com o setor mais duro do G7 [grupo dos sete países mais desenvolvidos]", disse Julio Burdman, do Centro de Estudos Nova Maioria.
"Sem dúvida é um problema", disse José Luis Espert. "Mas hoje a Argentina tem um problema tão grande com o Fundo com o tema da renegociação da dívida que tira importância do fato de Krueger estar na direção."


Texto Anterior: Ex-diretor foi do gabinete de Kohl
Próximo Texto: Panorâmica - Disputa: Telecom Italia rompe com Citigroup
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.