São Paulo, quarta-feira, 05 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

MAURO ZAFALON - mzafalon@folhasp.com.br

MERCADO DESPENCA
Após vários recordes nas últimas semanas, os preços das commodities despencaram ontem no mercado externo. A queda se deve ao receio de que uma freada na economia dos EUA influencie o setor.

CHARDONNAY BOA
O avanço na produção de espumantes eleva a produção de uvas chardonnay e pinot noir. A Salton, líder de mercado nesse setor, vem incentivando o plantio dessas variedades e, nesta safra, recebe 1.400 toneladas do tipo chardonnay e 200 toneladas do pinot noir.

VOLUME E QUALIDADE
Lucindo Copat, enólogo da Salton, diz que a safra tem um fenômeno interessante neste ano: maior quantidade e melhor qualidade. O ano climático propiciou dias ensolarados e noites frias, permitindo a fixação de aroma e de cor.

EM EXPANSÃO
A ovinocaprinocultura deixa de ser um hobby e começa a ganhar grandes investimentos.
Um dos mais recentes é a união da Codevasf, Pensa (da USP) e a empresa Savana. As três desenvolvem um projeto em Juazeiro (BA), onde serão investidos R$ 360 milhões numa área de 22 mil hectares, com a utilização de 400 mil matrizes.

GASTRONOMIA
Na trilha desse forte desenvolvimento, o setor realiza a 5ª Feinco (feira especializada no setor), de 11 a 15 deste mês, em São Paulo. Além de debates sobre o setor, a feira será um "show gastronômico", que contará com a participação de 130 chefs, 6 deles do exterior.

Com GITÂNIO FORTES


Texto Anterior: Fundo quer indicar novos administradores para VarigLog
Próximo Texto: Violência urbana derruba competitividade no turismo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.