São Paulo, quinta-feira, 05 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Européias devem disputar Telecom Italia

Governo italiano quer que controle de empresa permaneça no continente e já negocia com alemã, diz jornal

DA REDAÇÃO

A espanhola Telefónica e a alemã Deutsche Telekom podem entrar na disputa pela Telecom Italia. Segundo o jornal italiano "Il Sole 24 Ore", o governo do premiê Romano Prodi não quer que a empresa de telefonia caia nas mãos da mexicana América Móvil e da americana AT&T. Essas duas empresas já negociam a compra de 66% do controle da Olimpia, a holding controladora da empresa de telefonia.
A preferência é que o negócio continue controlado por italianos, mas o governo Prodi já está buscando alternativas européias para impedir que a administração da Telecom Italia, a quinta maior empresa de telefonia da Europa, continue no continente.
Outra que pode entrar na disputa é a France Telecom, que, segundo o "Wall Street Journal", está disposta a fazer uma oferta para a Pirelli, que detém 18% das ações da Olimpia.
Ainda de acordo com o "Il Sole 24 Ore", Roma já realizou os primeiros contatos com o governo da chanceler alemã Angela Merkel, que é um dos principais acionistas da Deutsche Telekom.
A América Móvil, do empresário mexicano Carlos Slim (dono de uma fortuna de US$ 49 bilhões, segundo a revista "Forbes"), controla no Brasil a Embratel (telefonia fixa), a Claro (telefonia móvel) e parte da Net (TV a cabo), em que é parceira da Globo. A AT&T não atua no país e tem 8,9% da América Móvil.
A Telefónica, que no Brasil participa do controle da Vivo, a a maior operadora de telefonia móvel do país, e da operadora de telefonia fixa Telefônica, disse no início do ano que a Pirelli propôs a compra de parte da Olimpia. A negociação, porém, não evoluiu.
A Telecom Italia é dona da TIM Brasil, segunda maior operadora de telefonia móvel nacional, e de parte da Brasil Telecom, concessionária de telefonia fixa das regiões Norte, Centro-Oeste e Sul.

Conselho
A Pirelli não incluiu o nome de Guido Rossi, atual presidente da Telecom Italia, na sua lista com os nomes para a eleição do conselho da empresa, marcada para o dia 16 deste mês.
A lista ainda pode ser alterada, mas parece pouco provável que Rossi, que assumiu o cargo em setembro do ano passado, apareça nela em caso de mudança, de acordo com o "Financial Times".


Com agências internacionais

Texto Anterior: TAM quer linha internacional da Varig
Próximo Texto: Governo prepara decretos para telecomunicações
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.