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Contra o Google, Microsoft negocia a compra do Yahoo
Transação poderia chegar a US$ 50 bi e buscaria conter avanço de concorrente
Não é a primeira vez que elas negociam, mas agora a Microsoft apresenta "sinais de urgência", diz "NY Post"; empresas não confirmam
Marcos Delgado - 20.mar.07/EFE
![](../images/b0505200701.jpg) |
O fundador da Microsoft, Bill Gates, fala em congresso no México |
DA REDAÇÃO
A Microsoft começou a negociar a compra do Yahoo, de
acordo com o "New York Post".
O negócio, que pode chegar a
US$ 50 bilhões, seria uma tentativa da empresa de Bill Gates
de conter os avanços do Google,
líder do mercado de buscas e de
publicidade na internet.
A transação não foi confirmada pelas assessoria de nenhuma das empresas. E, segundo o "Wall Street Journal", o
Yahoo não parece estar interessado em uma negociação
com a Microsoft.
Não é a primeira vez que as
duas empresas discutem uma
possível fusão, mas, de acordo
com o tablóide americano, desta vez a Microsoft apresenta
"sinais de urgência" que não estavam presentes nas negociações anteriores.
Ainda segundo o jornal, um
dos motivos para a volta do interesse da Microsoft foi a compra no mês passado, pelo Google, do DoubleClick, por US$ 3,1
bilhões. Ela ganhou a disputa
pela empresa de publicidade
on-line da própria Microsoft e
do Yahoo.
Publicidade
O mercado de publicidade é
um dos setores que mais crescem na internet e é uma das
principais apostas das empresas do setor. Nos primeiros três
meses deste ano, o Google faturou US$ 3,6 bilhões com venda
de publicidade pela internet, e
o Yahoo, US$ 1,5 bilhão.
Enquanto a Microsoft apenas engatinha no setor, o Yahoo aposta no seu novo sistema, chamado de "Projeto Panamá", lançado no primeiro trimestre deste ano depois de vários meses de atraso.
O sistema ainda não teve
grande impacto no faturamento da empresa, mas o Yahoo
aposta que isso começará a
acontecer logo. A Microsoft
tem um sistema de publicidade,
o adCenter, mas ele não conseguiu atrair muitos usuários.
Nesta semana, o Yahoo
anunciou a compra de 80% da
Right Media, empresa de software de publicidade, por US$
680 milhões. Ela já possuía os
demais 20% da rival da DoubleClick, adquiridos em outubro
de 2006 por US$ 40 milhões. A
empresa também revelou no
mês passado que fez uma parceria com mais de 260 jornais
para a venda de publicidade.
Se a Microsoft se beneficiaria
do sistema de publicidade do
Yahoo, a vantagem da rival, segundo especialistas, seria o conhecimento técnico da empresa de Bill Gates, que cuidaria
mais dessa área caso o negócio
seja concretizado.
Outro motivo apontado pelo
"New York Post", que pertence
a Rupert Murdoch (megaempresário da mídia que ofereceu
nesta semana US$ bilhões pela
Dow Jones -leia entrevista na
pág. B12), é que o Google começou a competir com o Microsoft Office, o pacote de grande
sucesso formado por programas como o Word e o PowerPoint. Ao contrário dos da rival,
os softwares do Google são oferecidos on-line.
Juntos, Microsoft e Yahoo
responderiam por 38,4% dos
acessos a sites de busca nos Estados Unidos, contra 48,3% do
Google, segundo a consultoria
comScore.
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