São Paulo, sábado, 05 de maio de 2007

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Contra o Google, Microsoft negocia a compra do Yahoo

Transação poderia chegar a US$ 50 bi e buscaria conter avanço de concorrente

Não é a primeira vez que elas negociam, mas agora a Microsoft apresenta "sinais de urgência", diz "NY Post"; empresas não confirmam


Marcos Delgado - 20.mar.07/EFE
O fundador da Microsoft, Bill Gates, fala em congresso no México


DA REDAÇÃO

A Microsoft começou a negociar a compra do Yahoo, de acordo com o "New York Post". O negócio, que pode chegar a US$ 50 bilhões, seria uma tentativa da empresa de Bill Gates de conter os avanços do Google, líder do mercado de buscas e de publicidade na internet.
A transação não foi confirmada pelas assessoria de nenhuma das empresas. E, segundo o "Wall Street Journal", o Yahoo não parece estar interessado em uma negociação com a Microsoft.
Não é a primeira vez que as duas empresas discutem uma possível fusão, mas, de acordo com o tablóide americano, desta vez a Microsoft apresenta "sinais de urgência" que não estavam presentes nas negociações anteriores.
Ainda segundo o jornal, um dos motivos para a volta do interesse da Microsoft foi a compra no mês passado, pelo Google, do DoubleClick, por US$ 3,1 bilhões. Ela ganhou a disputa pela empresa de publicidade on-line da própria Microsoft e do Yahoo.

Publicidade
O mercado de publicidade é um dos setores que mais crescem na internet e é uma das principais apostas das empresas do setor. Nos primeiros três meses deste ano, o Google faturou US$ 3,6 bilhões com venda de publicidade pela internet, e o Yahoo, US$ 1,5 bilhão.
Enquanto a Microsoft apenas engatinha no setor, o Yahoo aposta no seu novo sistema, chamado de "Projeto Panamá", lançado no primeiro trimestre deste ano depois de vários meses de atraso.
O sistema ainda não teve grande impacto no faturamento da empresa, mas o Yahoo aposta que isso começará a acontecer logo. A Microsoft tem um sistema de publicidade, o adCenter, mas ele não conseguiu atrair muitos usuários.
Nesta semana, o Yahoo anunciou a compra de 80% da Right Media, empresa de software de publicidade, por US$ 680 milhões. Ela já possuía os demais 20% da rival da DoubleClick, adquiridos em outubro de 2006 por US$ 40 milhões. A empresa também revelou no mês passado que fez uma parceria com mais de 260 jornais para a venda de publicidade.
Se a Microsoft se beneficiaria do sistema de publicidade do Yahoo, a vantagem da rival, segundo especialistas, seria o conhecimento técnico da empresa de Bill Gates, que cuidaria mais dessa área caso o negócio seja concretizado.
Outro motivo apontado pelo "New York Post", que pertence a Rupert Murdoch (megaempresário da mídia que ofereceu nesta semana US$ bilhões pela Dow Jones -leia entrevista na pág. B12), é que o Google começou a competir com o Microsoft Office, o pacote de grande sucesso formado por programas como o Word e o PowerPoint. Ao contrário dos da rival, os softwares do Google são oferecidos on-line.
Juntos, Microsoft e Yahoo responderiam por 38,4% dos acessos a sites de busca nos Estados Unidos, contra 48,3% do Google, segundo a consultoria comScore.


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