UOL


São Paulo, quinta-feira, 05 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENERGIA

Estimativa é que descoberta acumule 500 milhões de barris de óleo e que seja parte de nova província petrolífera

Petrobras anuncia três novas reservas no ES

CHICO SANTOS
DA SUCURSAL DO RIO
PEDRO SOARES
ENVIADO ESPECIAL A MACAÉ (RJ)

A Petrobras anunciou ontem a descoberta de três novas reservas de petróleo, todas no litoral do Espírito Santo, a cerca de 100 km do litoral. De acordo com a empresa, as três somam reservas estimadas em 500 milhões de barris de óleo de qualidade ainda não avaliada.
Com as descobertas, sobe para 11,5 bilhões de barris as reservas provadas de petróleo do país.
As descobertas levaram a Petrobras a concluir que está diante de uma nova província petrolífera de grande porte. Ela está situada no litoral sul do Espírito Santo, ao norte da bacia de Campos (RJ), a maior província petrolífera conhecida do país. A estatal estima que as descobertas feitas até agora na nova província já somam 2,1 bilhões de barris de óleo.
Além dos três campos anunciados ontem, a nova província inclui uma descoberta que havia sido divulgada no mês passado, com reservas estimadas em 630 milhões de barris, e os campos de Jubarte e Cachalote, em fase de desenvolvimento da produção, com reservas de aproximadamente 1 bilhão de barris.
Assim como as três anteriores, as novas descobertas foram feitas no bloco exploratório BC-60, estando todas tecnicamente localizadas na bacia de Campos. As seis estão muito próximas, em um raio de 20 km.
Os três novos poços foram perfurados em águas profundas, com distâncias de 1.473 m e 1.535 m entre a superfície e o fundo do mar. A capacidade de produção diária de óleo ainda não foi avaliada pela estatal.
O bloco BC-60 é uma área de exploração exclusiva da Petrobras. Segundo o gerente-executivo de exploração e produção da estatal, Francisco Nepomuceno, a área tem potencial para receber duas plataformas, cada uma com capacidade de coletar e processar 180 mil barris de óleo por dia.
Nepomuceno disse que, até que as unidades sejam construídas, a área será explorada pela plataforma P-34, já em adaptação. Essa foi a plataforma que adernou no mar em 2002, quase afundando.
A unidade produzirá ainda neste ano 60 mil barris de óleo por dia e será deslocada para os dois primeiros campos descobertos no bloco (Jubarte e Cachalote).
Presente à abertura da feira Brasil OffShore, em Macaé (RJ), a ministra Dilma Rousseff (Minas e Energia) disse que "as descobertas agregam mais um passo à nossa autonomia no que se refere à produção de óleo bruto".
Ela afirmou ainda que o governo tem tido "sorte" de terem ocorrido várias descobertas desde o início do ano.


Texto Anterior: Associação de nelore cria selo de qualidade
Próximo Texto: Hartung vê Estado com mais chance de levar refinaria
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.