São Paulo, sexta-feira, 05 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo Usiminas suspende cortes por 30 dias

RODRIGO VARGAS
DA AGÊNCIA FOLHA

O grupo Usiminas e o Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga (217 km de Belo Horizonte) fecharam acordo que suspende por 30 dias, a contar de hoje, novas demissões na usina.
O acordo, que vale só para Minas e não inclui a unidade da empresa em Cubatão (SP), prevê a possibilidade de revisão, em "casos especiais" -como doenças, por exemplo-, de desligamentos efetuados após o prazo de adesão ao programa de demissão voluntária da companhia.
A empresa, que havia considerado "aquém das necessidades" o resultado do programa -516 adesões nas fábricas de Ipatinga e de Cubatão e na sede em Belo Horizonte-, anunciou a necessidade de demitir mais 810 trabalhadores, ou 6% do total.
Como contrapartida, o sindicato aceitou retirar da Justiça do Trabalho uma medida cautelar na qual pedia justamente a suspensão do processo -que, até ontem, já havia resultado na demissão de 380 trabalhadores, segundo estimativa da entidade.
A Usiminas disse que firmou o acordo "motivada por seus sólidos princípios de atuação socialmente responsável".


Texto Anterior: Faturamento da indústria volta a cair
Próximo Texto: SP e MG têm desempenho melhor, aponta IBGE
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.