São Paulo, quarta-feira, 05 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entrada de novo sócio terá duas fases para liberalizar comércio

CLÁUDIA DIANNI
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Venezuela participará da reunião de cúpula do Mercosul, entre os dias 20 e 22 em Córdoba, na Argentina, como membro pleno e com as mesmas condições que os demais integrantes: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, disse ontem o secretário-executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex), Mário Mugnaini.
Segundo Mugnaini, a Venezuela terá um prazo de quatro anos para aderir definitivamente à TEC (Tarifa Externa Comum) do Mercosul, ou seja, terá que harmonizar com os novos parceiros as tarifas de importação aplicadas a produtos de fora do Mercosul.
Para que o comércio dentro do bloco seja liberalizado, ou seja, para que os produtos circulem livre de imposto de importação entre a Venezuela e os demais países do bloco, haverá dois prazos: Brasil e Argentina vão abrir o mercado e ter acesso ao mercado da Venezuela em 2010. Para Uruguai e Paraguai, o prazo será 2014, mas o presidente venezuelano, Hugo Chávez, decidiu conceder acesso imediato para uma lista de produtos uruguaios e paraguaios.


Texto Anterior: Venezuela vai comprar títulos paraguaios
Próximo Texto: Análise: Com mais um, poder do Brasil cai, diz consultor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.