UOL


São Paulo, terça-feira, 05 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MERCADO DA SAÚDE

Cade examinará caso, ocorrido em 99

SDE pede condenação de laboratórios por tentativa de formação de cartel

JULIANNA SOFIA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A SDE (Secretaria de Direito Econômico) recomendou ontem a condenação dos 20 maiores laboratórios farmacêuticos do país por tentativa de formação de cartel. Em parecer encaminhado ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), pede a aplicação de pena mínima, pois as empresas não chegaram a pôr em prática a estratégia que prejudicaria os consumidores.
O caso agora será apreciado pelo conselho, instância que julga processos contra a livre concorrência. Caberá ao Cade arbitrar a punição para os laboratórios, caso julgue pela condenação das empresas. A pena mínima seria de 1% do faturamento bruto anual das empresas em 1998.
O parecer da SDE relata que, em 1999, os laboratórios se reuniram em São Paulo para definir a atuação da indústria diante da entrada dos medicamentos genéricos no mercado nacional. "As informações distorcidas induziriam o consumidor a erro, sendo ele levado a crer, por exemplo, que o medicamento genérico e o de referência diferem quanto à qualidade", afirma o relatório.
A estratégia foi descoberta porque o Conselho Regional de Farmácias do Distrito Federal teve acesso à ata da reunião. Segundo a ata, as 20 empresas estavam preocupadas com a atuação de dois laboratórios que passariam a vender medicamentos genéricos.


Os laboratórios são: Abbott Laboratórios do Brasil Ltda., Eli Lilly do Brasil Ltda., Indústria Química e Farmacêutica Schering Plough S.A., Produtos Roche Química e Farmacêutica S.A., Pharmacia Brasil Ltda., Lab. Biosintética Ltda., Bristol-Myers Squibb Brasil S.A., Aventis Pharma Ltda., Bayer S.A., Eurofarma Laboratórios Ltda., Akzo Nobel Ltda., Glaxo Wellcome S.A., Merck Sharp & Dohme Farmacêutica e Veterinária Ltda., Astra Zeneca do Brasil Ltda., Boehringher Ingelheim do Brasil Química e Farmacêutica Ltda., Aventis Behring Ltda., Sanofi-Synthelabo Ltda., Laboratórios Wyeth-Whitehall Ltda., Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda. e Byk Química Farmacêutica Ltda.


Texto Anterior: Instituições pagam R$ 40 bi em impostos
Próximo Texto: Outro lado: Ata da reunião não foi aprovada, diz Febrafarma
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.