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Mercado Aberto
@ - guilherme.barros@uol.com.br
Arrecadação da União deve cair no segundo semestre
Os dados do desempenho fiscal do governo no primeiro semestre surpreenderam os especialistas em contas públicas.
O que chama a atenção é o fato
de não só a despesa como a receita ter registrado altas expressivas nesses primeiros seis
meses. O aumento dos gastos já
era esperado, e o da receita,
nem tanto.
O superávit primário do governo central acumulado no
primeiro semestre foi 10,7%
superior ao do ano passado. O
resultado foi influenciado pelo
aumento de 9,4% da arrecadação do Imposto de Renda, da
Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, do ICMS e de outras receitas.
Do lado das despesas, ocorreu forte elevação dos gastos
com custeio e capital (9,1%),
que se justifica pelo reajuste do
salário mínimo e pelo crescimento vegetativo da quantidade de benefícios pagos. Também se destacou o aumento da
execução de despesas por meio
de crédito extraordinário.
Segundo o boletim informativo econômico semanal do
banco Itaú, a princípio, esses
números da execução fiscal
deixam o setor público em uma
situação bastante confortável,
considerando que o governo esteja perseguindo a meta de
3,8% do PIB para o superávit
primário neste ano.
Apesar de a meta estar garantida, o boletim assinala que essa
tendência de tanto as despesas
como as receitas seguirem registrando altas significativas
não deve permanecer por muito tempo.
Em primeiro lugar, porque
apenas 10,6% do PPI (Projeto
Piloto de Investimentos) foi investido até agora, e, no segundo
semestre, existem despesas
obrigatórias já contratadas, como o pagamento do 13º salário
em setembro e dezembro e as
quitações de obras e serviços.
O economista Raul Velloso
também se surpreendeu com
os números do governo do desempenho fiscal. Ele também
acha, no entanto, que a arrecadação deve cair neste segundo
semestre. Segundo ele, os efeitos dos esforços feitos pelo governo para aumentar a arrecadação geralmente são sentidos
uma única vez.
INTERNACIONAL
No ano de 2007, Carlos Miele lança uma nova marca no
Brasil. Trata-se da Miele, "mais internacional", segundo o
estilista, que foi lançada em Paris em 2006 e já é vendida em
19 países, em lojas como Saks Fifth Avenue e Harvey Nichols. Com o lançamento, o empresário faz uma reestruturação nos negócios que têm no Brasil. A idéia é que a atual
loja da primeira linha Carlos Miele, localizada nos Jardins,
abrigue a nova grife a partir do próximo ano. A Carlos Miele
será transferida para o shopping Cidade Jardim, que fica como único endereço da marca de luxo no país. "Ela será a nossa "flagship store", terá 700 m2, com projeto assinado pelo
mesmo arquiteto que fez as lojas de Nova York e de Paris", diz.
CAOS AÉREO
Apesar de não estar entre os principais destinos de negócios mundiais, São Paulo está na lista das cidades com
piores aeroportos do mundo, segundo pesquisa feita pelo
site do jornal "Financial Times". Feita em formato de enquete, a pesquisa não especificou se o aeroporto em questão era o de Congonhas ou o de Cumbica. São Paulo divide o segundo lugar dos piores com outros três aeroportos.
OFERTAS
O número de ofertas públicas registradas na área de
auto-regulação da Anbid
(associação de bancos de investimento) bateu recorde
de janeiro a julho deste ano.
Foram 90 ofertas registradas, contra 51 no mesmo período de 2006. O montante
obtido nessas ofertas teve
aumento de 44,3%, com o
valor total de ofertas subindo de R$ 36,3 bilhões, em
2006, para R$ 52,4 bilhões.
FRANCÊS
O setor de bens de consumo é, atualmente, um dos
grandes focos de interesse
de investimentos franceses
no Brasil. Nos primeiros
meses deste ano, das 135
empresas da Europa que estudam ingressar no mercado brasileiro, mais de 30% já
encaminharam pedidos à
CCFB (Câmara de Comércio
França-Brasil) sobre riscos e
oportunidades que podem
haver nesse segmento.
CARDÁPIO
A De Nadai é a responsável pela alimentação dos cavaleiros, tratadores e proprietários dos animais que
competem no Athina Onassis International Horse
Show, que termina hoje, em
São Paulo. A empresa ficou
responsável por 500 refeições diárias.
VELOCIDADE
O Tucson, da Hyundai, é o
esportivo premium mais
emplacado no Brasil. No segundo trimestre, apenas em
São Paulo, segundo dados do
Renavam, ele respondeu por
33,9% do total de veículos da
categoria, enquanto o segundo colocado, a Mitsubishi TR4, teve 14,5%.
CHILENO
No dia 16, o enólogo Marcelo Papas e o gerente de
marketing mundial Cristóbal Goycoolea, da vinícola
chilena Casillero Del Diablo,
do grupo Concha y Toro, estarão no Brasil para o lançamento do vinho Casillero
Del Diablo Reserva Privada
2005. O Casillero Del Diablo
está presente em mais de
cem países. No Brasil, a marca é distribuída pela Pernod
Ricard.
BIOMASSA
O Instituto de Engenharia
promove no dia 15 o Simpósio sobre Etanol e Biomassa.
Os temas abordados serão a
situação atual e as perspectivas futuras do álcool, as inovações tecnológicas e a co-geração de energia, agroindústria, segurança alimentar e ambiente. O evento terá transmissão em www.
institutodeengenharia.
org.br com espaço para perguntas.
IMPRESSO
Marcelo Nogueira, diretor comercial da Paul Nathan, gráfica de origem alemã, especializada em relevo francês, com cerca de 150 anos de atuação no mundo, que se prepara para inaugurar ainda neste mês seu primeiro escritório em São Paulo; a empresa abriu seu primeiro espaço no Brasil em 1936, no Rio de Janeiro, que é mantido até hoje e onde trabalha com o processo artesanal para o entalhe
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