São Paulo, domingo, 05 de agosto de 2007

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Mercado Aberto

@ - guilherme.barros@uol.com.br

Arrecadação da União deve cair no segundo semestre

Os dados do desempenho fiscal do governo no primeiro semestre surpreenderam os especialistas em contas públicas. O que chama a atenção é o fato de não só a despesa como a receita ter registrado altas expressivas nesses primeiros seis meses. O aumento dos gastos já era esperado, e o da receita, nem tanto.
O superávit primário do governo central acumulado no primeiro semestre foi 10,7% superior ao do ano passado. O resultado foi influenciado pelo aumento de 9,4% da arrecadação do Imposto de Renda, da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, do ICMS e de outras receitas.
Do lado das despesas, ocorreu forte elevação dos gastos com custeio e capital (9,1%), que se justifica pelo reajuste do salário mínimo e pelo crescimento vegetativo da quantidade de benefícios pagos. Também se destacou o aumento da execução de despesas por meio de crédito extraordinário.
Segundo o boletim informativo econômico semanal do banco Itaú, a princípio, esses números da execução fiscal deixam o setor público em uma situação bastante confortável, considerando que o governo esteja perseguindo a meta de 3,8% do PIB para o superávit primário neste ano.
Apesar de a meta estar garantida, o boletim assinala que essa tendência de tanto as despesas como as receitas seguirem registrando altas significativas não deve permanecer por muito tempo.
Em primeiro lugar, porque apenas 10,6% do PPI (Projeto Piloto de Investimentos) foi investido até agora, e, no segundo semestre, existem despesas obrigatórias já contratadas, como o pagamento do 13º salário em setembro e dezembro e as quitações de obras e serviços.
O economista Raul Velloso também se surpreendeu com os números do governo do desempenho fiscal. Ele também acha, no entanto, que a arrecadação deve cair neste segundo semestre. Segundo ele, os efeitos dos esforços feitos pelo governo para aumentar a arrecadação geralmente são sentidos uma única vez.

INTERNACIONAL

No ano de 2007, Carlos Miele lança uma nova marca no Brasil. Trata-se da Miele, "mais internacional", segundo o estilista, que foi lançada em Paris em 2006 e já é vendida em 19 países, em lojas como Saks Fifth Avenue e Harvey Nichols. Com o lançamento, o empresário faz uma reestruturação nos negócios que têm no Brasil. A idéia é que a atual loja da primeira linha Carlos Miele, localizada nos Jardins, abrigue a nova grife a partir do próximo ano. A Carlos Miele será transferida para o shopping Cidade Jardim, que fica como único endereço da marca de luxo no país. "Ela será a nossa "flagship store", terá 700 m2, com projeto assinado pelo mesmo arquiteto que fez as lojas de Nova York e de Paris", diz.

CAOS AÉREO

Apesar de não estar entre os principais destinos de negócios mundiais, São Paulo está na lista das cidades com piores aeroportos do mundo, segundo pesquisa feita pelo site do jornal "Financial Times". Feita em formato de enquete, a pesquisa não especificou se o aeroporto em questão era o de Congonhas ou o de Cumbica. São Paulo divide o segundo lugar dos piores com outros três aeroportos.

OFERTAS
O número de ofertas públicas registradas na área de auto-regulação da Anbid (associação de bancos de investimento) bateu recorde de janeiro a julho deste ano. Foram 90 ofertas registradas, contra 51 no mesmo período de 2006. O montante obtido nessas ofertas teve aumento de 44,3%, com o valor total de ofertas subindo de R$ 36,3 bilhões, em 2006, para R$ 52,4 bilhões.

FRANCÊS
O setor de bens de consumo é, atualmente, um dos grandes focos de interesse de investimentos franceses no Brasil. Nos primeiros meses deste ano, das 135 empresas da Europa que estudam ingressar no mercado brasileiro, mais de 30% já encaminharam pedidos à CCFB (Câmara de Comércio França-Brasil) sobre riscos e oportunidades que podem haver nesse segmento.

CARDÁPIO
A De Nadai é a responsável pela alimentação dos cavaleiros, tratadores e proprietários dos animais que competem no Athina Onassis International Horse Show, que termina hoje, em São Paulo. A empresa ficou responsável por 500 refeições diárias.

VELOCIDADE
O Tucson, da Hyundai, é o esportivo premium mais emplacado no Brasil. No segundo trimestre, apenas em São Paulo, segundo dados do Renavam, ele respondeu por 33,9% do total de veículos da categoria, enquanto o segundo colocado, a Mitsubishi TR4, teve 14,5%.

CHILENO
No dia 16, o enólogo Marcelo Papas e o gerente de marketing mundial Cristóbal Goycoolea, da vinícola chilena Casillero Del Diablo, do grupo Concha y Toro, estarão no Brasil para o lançamento do vinho Casillero Del Diablo Reserva Privada 2005. O Casillero Del Diablo está presente em mais de cem países. No Brasil, a marca é distribuída pela Pernod Ricard.

BIOMASSA
O Instituto de Engenharia promove no dia 15 o Simpósio sobre Etanol e Biomassa. Os temas abordados serão a situação atual e as perspectivas futuras do álcool, as inovações tecnológicas e a co-geração de energia, agroindústria, segurança alimentar e ambiente. O evento terá transmissão em www. institutodeengenharia. org.br com espaço para perguntas.

IMPRESSO
Marcelo Nogueira, diretor comercial da Paul Nathan, gráfica de origem alemã, especializada em relevo francês, com cerca de 150 anos de atuação no mundo, que se prepara para inaugurar ainda neste mês seu primeiro escritório em São Paulo; a empresa abriu seu primeiro espaço no Brasil em 1936, no Rio de Janeiro, que é mantido até hoje e onde trabalha com o processo artesanal para o entalhe

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