São Paulo, quarta-feira, 05 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Americanos querem financiar a Petrobras

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Eximbank (banco de fomento às exportações) dos Estados Unidos poderá financiar a Petrobras na exploração de petróleo na camada pré-sal. A oferta, que já havia sido feita há duas semanas, quando da visita do ministro Edison Lobão (Minas e Energia) ao país, foi ratificada pelo assessor de segurança nacional do presidente Barack Obama, Jim Jones.
Jones se reuniu ontem com Lobão e o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli. Segundo o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, que participou do encontro, a proposta interessa ao Brasil.
"O Eximbank está disposto a investir no Brasil. Tanto em petróleo como em hidrelétrica. Assim com já tem financiamento da China para a Petrobras", disse. "A Petrobras é intensiva em capital. Esses investimentos estão previstos no pré-sal, então é claro que [o empréstimo] é bem-vindo. A China já fez um encaminhamento no valor de US$ 10 bilhões. Os EUA também tem interesse", disse Zimmermann.


Texto Anterior: Venezuelana terá 40% de refinaria em PE
Próximo Texto: Balanço: "Inspiradora" do pré-sal tem lucro zero no 2º tri
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.