UOL


São Paulo, quarta-feira, 05 de novembro de 2003

Texto Anterior | Índice

Alta pode indicar reação, diz Ipea

DA SUCURSAL DO RIO

Para o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), o aumento da informalidade pode ser um bom sinal. É que esse movimento veio acompanhado por um "forte" crescimento no número de vagas criadas no mercado de trabalho, segundo Lauro Ramos, economista do instituto.
De acordo com ele, é verdade que a quase totalidade dessas contratações foi informal, mas, mesmo assim, isso indica uma tendência de recuperação no mercado de trabalho. "Os empresários, num primeiro momento, contratam de modo informal, com salários menores. Só depois que ficam mais seguros com a recuperação da economia é que passam a "formalizar" os funcionários."
Pelos cálculos de Ramos, com base em dados do IBGE, foram geradas, de julho a setembro, 366 mil novas vagas. Dessas, 219 mil foram contratações sem carteira e 105 mil de empregados por conta própria (o restante é de empregadores, funcionários públicos e empregados não remunerados).
Foi justamente nesse período de "boom" de geração de empregos que apareceram os primeiros sinais de retomada da atividade econômica, com maior produção da indústria e com os juros em queda, diz Ramos. Em setembro, o número de ocupados cresceu 4,3% em relação a 2002.
Na visão de Ramos, o aumento da ocupação nos últimos meses foi uma "ótima notícia", apesar de ela ter ocorrido à custa da expansão da informalidade. (PS)


Texto Anterior: Com registro, renda é 30% maior
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.