São Paulo, quinta, 5 de novembro de 1998

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Rede Record dobra faturamento em 98

CÉLIA DE GOUVÊA FRANCO
da Reportagem Local

A Rede Record vai fechar o ano com um faturamento de cerca de R$ 125 milhões, mais do que o dobro dos R$ 57 milhões registrados no ano passado.
A empresa será um dos poucos veículos de comunicação a obter um crescimento expressivo em 1998, já que se espera que o mercado publicitário repita os valores alcançados no ano passado.
A atual crise econômica não deixou, porém, de afetar a empresa -neste segundo semestre, está faturando 20% a menos do que projetava.
A Rede Record deverá, de qualquer forma, ter lucro neste ano, de cerca de 5% ou 6% do faturamento, disse Carlos Alberto Missiroli, superintendente comercial.
Uma das explicações para esse desempenho foi a mudança na programação da rede, com os programas religiosos da Igreja Universal do Reino de Deus, à qual pertencem os controladores da Record.
"Hoje, a Record apresenta menos programas religiosos do que outras emissoras", afirmou Missiroli, referindo-se implicitamente à Manchete.
Os programas religiosos também estão limitados aos horários da madrugada. A intenção da Igreja Universal é concentrar esses programas na outra rede de televisão que está sendo montada, a Rede Família.
Além disso, a Record passou a oferecer programas dirigidos a um público mais sofisticado, especialmente o jornal apresentado por Boris Casoy.
A rede também ganhou audiência, se tornando a terceira mais assistida -e a segunda no ranking no caso de donas-de-casa por causa dos programas da apresentadora Ana Maria Braga.
A intenção de aprofundar o processo de desvinculação da imagem da Record da Igreja Universal é uma das razões que levou a empresa a contratar uma agência de propaganda, a Standard Ogilvy & Mather. "A intenção é investir na marca Record, desvinculando-a do passado", afirmou Sergio Amado, presidente da Standard.



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