São Paulo, quarta-feira, 06 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA querem que demais países ajam para elevar demanda interna

DA REDAÇÃO

Os EUA vão pedir na próxima reunião do G7 (grupo das sete nações mais ricas do mundo) que outros países adotem medidas para aumentar a demanda interna, como uma forma de compensar a desaceleração da economia norte-americana.
"É especialmente importante que outras economias -grandes e pequenas, avançadas e emergentes- tomem medidas prudentes para fortalecer os componentes de demanda de suas economias", afirmou ontem o subsecretário do Tesouro dos EUA David McCormick. "Um crescimento mais forte da demanda no exterior vai ajudar a garantir uma economia global que é robusta e melhor balanceada."
Países como Alemanha, Japão e Reino Unido já indicaram que não pretendem adotar um pacote de estímulo à economia como o que os EUA pretendem aprovar no Congresso.
Segundo McCormick, "boa parte" do encontro do G7, que começa no sábado, no Japão, será usada para debater a crise dos mercados financeiros.
Já o secretário do Tesouro dos EUA, Henry Paulson, voltou a pedir que o Senado aprove logo o projeto para tentar evitar a recessão no país. A Câmara aprovou um plano de US$ 146 bilhões há duas semanas, mas os senadores vêm discutindo uma proposta diferente, o que pode atrasar a sua aplicação.
Paulson afirmou mais uma vez, em comissão no Senado, que o pacote precisa entrar em ação rapidamente e tem que ser "robusto, temporário e com uma base ampla". "Acredito que nossa economia continuará a crescer, embora em um ritmo menor."


Texto Anterior: Bolsas americanas têm o pior dia do ano
Próximo Texto: Bolsa de SP deve reabrir com queda hoje
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.