São Paulo, sábado, 06 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRISE

Produção industrial em SP cai mais que a média em 2009

DA SUCURSAL DO RIO

A queda na produção industrial brasileira em 2009, a maior desde o governo Collor, foi ainda mais avassaladora em 5 das 14 localidades pesquisadas pelo IBGE. Espírito Santo (-14,6%), Minas Gerais (-13,1%), Amazonas (-8,9%), São Paulo (-8,4%) e Santa Catarina (-7,7%) tiveram recuos superiores à média nacional, de -7,4%.
Segundo o economista André Macedo, da coordenação de indústria do instituto, o resultado está ligado ao fato de que esses Estados concentram os setores industriais mais afetados pela crise mundial, que, no final de 2008, derrubou fortemente a produção de bens de capital, bens de consumo duráveis e produtos para exportação.
No Espírito Santo, que amargou a maior queda, o principal impacto veio da redução da produção da indústria extrativa de minério. Já em São Paulo tiveram maior peso a queda na produção de bens de capital e de automóveis. Apenas Goiás, com forte presença da indústria de alimentos e bebidas, voltada para o mercado interno, encerrou o ano com o mesmo nível de produção de 2008.
Macedo destaca, porém que a tendência de recuperação da indústria é generalizada e deve ter mais força onde a queda foi maior. Entre o terceiro e o quarto trimestres de 2009, 13 das 14 localidades registraram alta na produção -a exceção foi Goiás. (DENISE MENCHEN)

Texto Anterior: Comério: Contrarretaliar é "inconcebível", afirma Amorim
Próximo Texto: Comércio: Governo reduz imposto para máquinas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.