São Paulo, quinta-feira, 06 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica ao Plano Real provoca reação tucana

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
DO ENVIADO ESPECIAL A RIO VERDE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou ontem o Plano Real, comparando-o aos planos Collor, Verão, Bresser e Cruzado, e recebeu o contra-ataque imediato do presidente nacional do PSDB, José Serra, que classificou a afirmação de "estapafúrdia".
O que mais aborreceu o tucano foi a comparação do Real com o Plano Collor, baixado em 1990 pelo ex-presidente Fernando Collor, que confiscou a poupança e quebrou as regras dos contratos.
"O Plano Real, pelo contrário, deu certo e estabilizou a economia", disse Serra.
Lula fez a afirmação em discurso no município de Rio Verde, em Goiás, um centro de produção de grãos. O presidente disse que tenta criar condições para que o país possa "deixar de ser um país em vias de desenvolvimento para se transformar num país desenvolvido, definitivamente".
E arrematou: "Por isso é que nós tomamos a decisão, na área econômica, de não inventar nenhuma daquelas coisas que, de vez em quando, se inventam no Brasil e que depois de algum tempo não dão certo e alguém fica com o prejuízo".
A partir daí, Lula enumerou, na seqüência, os planos Collor, Verão, Bresser, Cruzado e Real. "Nós estamos lembrados [no que esses planos resultaram]", declarou. "Ou seja, nós achamos que o Brasil precisa de credibilidade."
Em Brasília, Serra reunia a Executiva Nacional do PSDB que discutiu, entre outras coisas, a propaganda que o PT apresentou na televisão comparando a gestão de Lula com a do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
"Evidente que a declaração é estapafúrdia. O Plano Real foi bem-sucedido no seu objetivo de estabilizar a economia. Foi uma declaração para ganhar tempo e ter o que falar", afirmou. "Para ser sincero, nem acredito que ele [Lula] tenha dito isso."

Dígitos
Segundo Serra, enquanto o Plano Collor "quebrou as regras do jogo e confiscou a poupança", o Plano Real foi "extremamente bem-sucedido, pois estabilizou a economia e baixou a inflação da casa dos quatro, cinco dígitos [anual] para menos de 10%".
Para Serra, a afirmação de Lula revela a "incoerência do governo" e do próprio presidente da República. Em nota oficial, o PSDB comenta os comerciais de televisão do PT, comparando às gestões de Lula e de Fernando Henrique Cardoso. Diz que o PT montou uma "cortina de fumaça" para tentar encobrir "a inépcia exibida por seu governo".


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.