São Paulo, terça-feira, 06 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IMAGEM
País tomou decisões corretas
Para BIS, desempenho do Brasil surpreendeu

DA REDAÇÃO

O BIS (Banco para Compensações Internacionais) elogiou ontem o desempenho da economia brasileira. O órgão, que é um tipo de banco central dos BCs, disse que o Brasil conseguiu realizar mudanças políticas suficientes para impedir o retorno da inflação após a desvalorização do real.
O BIS também foi otimista diante da performance da América Latina e afirmou que a inflação sob controle pode se transformar em uma característica permanente da região.
"O Brasil apresentou uma recuperação surpreendentemente rápida", assinalou o banco em seu 70º Relatório Anual 1999/2000.
O documento, divulgado na Internet, foi apresentado à Assembléia Geral Anual do BIS, que aconteceu ontem na Suíça.

Melhora significativa
O desenvolvimento da América Latina apresentou características incomuns no ano passado. Ele foi diferente em relação a outros mercados emergentes e também diante das tendências históricas da região, segundo o BIS.
Para o banco, tanto no Brasil como na Rússia, a recuperação econômica foi estimulada por decisões políticas tomadas "na hora certa", que impediram o repasse da desvalorização à inflação.
No Brasil, o abandono do regime de câmbio quase fixo não desencadeou uma crise.
A demanda estava deprimida, e a adoção de uma política monetária apertada levou confiança aos investidores, limitando a resposta da inflação.


Texto Anterior: Siderurgia: BNDES faz empréstimo de R$ 413 mi para CST
Próximo Texto: Preços: Inflação em maio é de quase zero em SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.