São Paulo, quinta-feira, 06 de junho de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

Balança...
Nos primeiros quatro meses do ano, as exportações de eletroeletrônicos caíram 14,6% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Eletros. Nesse mesmo período, as importações caíram 11,53%.

...descalibrada
Já em relação a março deste ano, as exportações de abril cresceram 5,8%, e as importações, 7,43%. Apesar do resultado desfavorável, Paulo Saab (Eletros) espera que a balança comercial do setor feche com superávit neste ano, a exemplo dos anos anteriores. Ele confia na recuperação das exportações.

Café apurado
Será lançado na próxima quarta-feira o Comitê Brasileiro do Café. Com a extinção do Instituto Brasileiro do Café, o produto obedecia, até agora, a normas internacionais. O comitê pretende criar normas que atendam às características especiais do mercado brasileiro.

Sem retaliação
Independentemente de sua seleção ter perdido para o Brasil na Copa, uma delegação de 43 empresários turcos de Esmirna desembarca aqui para ampliar o comércio entre os dois países. Benedicto Moreira (AEB) convoca exportadores brasileiros para a reunião no dia 20.

Razoável
Em maio, o percentual de comerciantes da região metropolitana de São Paulo que considera "razoável" o governo FHC bateu recorde em 12 meses: 47%, segundo a Fecomércio-SP.

Reserva
O ex-árbitro de futebol Arnaldo César Coelho foi eleito vice-presidente da Bolsa de Valores do Rio, mas não pôde tomar posse. Ele está na Coréia, onde acompanha a Copa como comentarista da TV Globo. Diretor da corretora Liquidez, o ex-juiz espera que o cargo fique vago até o dia 30 deste mês, quando a Copa acaba.

Desvio de rota
A ocupação média nos grandes complexos turísticos nacionais deve atingir um recorde de 80% em julho, segundo a Associação Brasileira de Resorts. A troca das viagens para o exterior em prol das nacionais justifica o crescimento de 7% sobre julho de 2001.

Reconhecimento
A Fundação Banco do Brasil recebe hoje o prêmio Marketing Best pelo desenvolvimento dos programas sociais Criança e Vida e Banco de Tecnologias Sociais. Os dois projetos recebem neste ano investimentos de R$ 3,5 milhões.

Mc em peso
O Instituto Ronald McDonald é o mais novo cliente da Creata Promotion. A agência passa a responder pelos projetos de licenciamento das marcas do instituto (Ronald McDonald, McDia Feliz e Casa Ronald McDonald).

Prevenção
O Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada e o Clube de Engenharia discutem hoje a Alca, no Rio. As empresas, que respondem por 4,5% do PIB, não querem perder a competitividade.

"High-tech"
A Unifi, uma das maiores fabricantes de fios de poliéster texturizados do país, vai investir US$ 1 milhão no seu sistema de gestão empresarial.

E-mail - guilherme.barros@uol.com.br

ANÁLISE

"Momento indigesto"

O economista Paulo Leme, da Goldman Sachs, acha que o BC demorou a adotar as mudanças nas regras de contabilização dos fundos. Ao esperar tempo demais, o BC e a CVM foram forçados a implementar a nova regra num momento indigesto para o mercado. O estresse, segundo ele, vai continuar, já que o sistema financeiro terá de adotar a mesma mudança de regras na sua carteira de títulos públicos, a partir do dia 30 de junho. Quanto à dificuldade do Tesouro para rolar os títulos da dívida pública, Leme diz que a situação é administrável, desde que o BC dê liquidez ao mercado para que o sistema de pagamentos não seja afetado pelas perdas em carteira. "No mais, é torcer para que a incerteza política diminua", diz o economista.

NO MERCADO

As ações preferenciais da Tele Nordeste Celular lideraram as altas no pregão da Bolsa de ontem. Os papéis encerraram com alta de 5,48%. Na outra ponta, os papéis preferenciais da Embratel Participações fecharam com queda de 6,59%.

FRASE

"No mais, é torcer para que a incerteza política diminua"


Paulo Leme, da Goldman Sachs, ao comentar saídas para melhorar o humor do mercado

NÚMEROS

4,86%
Foi a queda nas ações de despejo de aluguel em maio, em São Paulo, segundo a Hubert Imóveis.

0,10%
Foi a alta do custo de vida em São Paulo em maio, segundo o Dieese. Em 12 meses, a alta é de 9,53%.



Próximo Texto: Finanças: Para conter a crise, BC cede ao mercado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.