São Paulo, quinta-feira, 06 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MERCADOS
Fabricantes de software prevêem retração nos ganhos e afetam ações tecnológicas; Bolsa de NY também recua
Sinal de lucros menores faz Nasdaq cair

DA REDAÇÃO

As ações das empresas tecnológicas foram afetadas ontem pela estimativa de queda nos lucros de alguns fabricantes de software.
A Computer Associates, que previu recuo em seus lucros para o segundo trimestre, fez a Nasdaq (Bolsa eletrônica que reúne ações de empresas de informática e de novas tecnologias) operar em queda durante todo o dia.
No final do pregão, o Nasdaq Composite (principal indicador da Nasdaq) fechou em queda de 3,23%, perdendo 128,70 pontos.
O índice Dow Jones (que reúne as principais ações negociadas na Bolsa de Nova York e representa as empresas da "velha economia") fechou em queda de 0,73%.
Empresas do setor de mineração e de finanças ajudaram o índice das companhias tradicionais a manter uma queda suave em relação ao pregão anterior.
"As empresas financeiras e os materiais básicos foram o contraponto ao desempenho das ações de tecnologia. Isso tem se repetido com frequência", disse John Davidson, executivo-chefe da Orbitex Management.
Os investidores tiveram poucos motivos para celebrar o retorno às Bolsas depois do feriado de 4 de julho -comemoração do Dia da Independência nos EUA.

Política do Fed
A divulgação da queda no "leading indicator" -que reúne dez principais índices da economia norte-americana- não foi suficiente para animar as Bolsas.
A queda de 0,1% no "leading indicator", entre abril e maio, poderia ter sido interpretada como um novo motivo para acreditar que o Federal Reserve (banco central dos Estados Unidos) está conseguindo esfriar a economia.
No entanto o mercado decidiu ser cauteloso e esperar indicadores mais importantes -como vendas no varejo, desemprego e produtividade- para agir.


Texto Anterior: Mercado financeiro: C-Bond sobe 1,33% com troca de títulos
Próximo Texto: Panorâmica: Governo tailandês aprova celular de 1.900 MHz
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.