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Aumenta confiança do consumidor
ANA PAULA GRABOIS
DA SUCURSAL DO RIO
O consumidor brasileiro está
mais confiante na melhoria da
economia do país e da condição
financeira de sua família, mas de
maneira cautelosa, mostra sondagem da FGV (Fundação Getúlio
Vargas), realizada em julho.
O percentual dos que disseram
que piorou a situação econômica
do país passou de 40,9% para
33,4% de abril para julho. Além
disso, subiu o percentual dos que
responderam que o cenário melhorou (de 9,3% para 12,5%).
Para os próximos seis meses,
39,4% responderam que a economia vai melhorar, ante um percentual de 34,5% apurado em
abril. Em janeiro deste ano, 60,1%
disseram que a economia iria ficar
melhor no primeiro semestre.
Os resultados indicam uma melhora em relação a abril deste ano,
quando houve a avaliação mais
pessimista desde o início da pesquisa, em outubro de 2002. No
entanto, o resultado geral ainda é
pior em comparação ao levantamento feito em janeiro deste ano.
Para o coordenador de análises
econômicas da FGV, Salomão
Quadros, os resultados de julho
sinalizam o crescimento gradual
do consumo interno, sem significar uma pressão inflacionária.
"Não há uma explosão, uma bolha de consumo. Há uma recuperação saudável, porque combina
uma prudência com relação ao
futuro e uma melhora com relação ao presente", disse.
Na avaliação de Quadros, o brasileiro está mais disposto a consumir, mas não está completamente
seguro de que a situação voltou a
normal. "O consumidor está dizendo que as coisas estão melhorando, mas ainda não está apostando tudo."
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