São Paulo, segunda-feira, 06 de agosto de 2007

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Mercado Aberto

guilherme.barros@uol.com.br

Comércio espera crescer 14% no Dia dos Pais

O comércio espera que o Dia dos Pais seja melhor que o Dia das Mães e que o Dia dos Namorados. O setor também é mais otimista sobre a data deste ano na comparação com a do ano passado, com expectativa de crescimento de 14,3% sobre 2006. Cerca de 48% do empresariado brasileiro aposta no aumento do faturamento durante a data comemorativa.
Os dados são de pesquisa da Serasa, realizada entre os dias 10 e 23 de junho, com 956 executivos do comércio de todas as regiões do país. Segundo o estudo, o percentual otimista, que acreditava no aumento do faturamento em 2006, era de 32%. A perspectiva de queda também melhorou em 2007. Neste ano, 13% acreditam em recuo do faturamento, contra 32% em 2006.
O volume de vendas também deve subir. A maioria dos entrevistados -51%- acredita no crescimento das vendas físicas, e 37% apostam na estabilidade.
Na onda de otimismo, as empresas grandes se destacam. Cerca de 72% delas confiam na alta das vendas. Em 2006, elas representavam a parcela de 51%. Na análise regional, o Nordeste tem 59% de respostas positivas sobre o aumento das vendas. O segundo lugar fica com a região Norte (57%), seguida pelo Centro-Oeste (54%), pelo Sudeste (50%) e, por último, pelo Sul (47%).
"O otimismo está diretamente ligado com a situação econômica de cada região. A renda é determinante na questão das datas", diz Carlos Henrique de Almeida, assessor econômico da Serasa. "O Sul, por exemplo, está na lanterna porque as empresas da região estão sofrendo com o real valorizado", afirma.
A pesquisa da Serasa mostra ainda a expectativa de formas de pagamento. Segundo Almeida, a proporção de compras à vista e a prazo se mantém na faixa de 30% para os pagamentos de uma vez só e 70% ficam com as parcelas.
As vendas à vista serão priorizadas com dinheiro (40%) e cheque (25%).

AR FRESCO
Com a ameaça de apagão, a norte-americana Carrier, do setor de ar-condicionado, espera dobrar as vendas de um sistema de economia de energia para empresas de grande porte. A técnica, conhecida como "retrofit", que atualiza os aparelhos, já foi adotada no shopping Eldorado, em São Paulo, e, segundo Luiz Cabral, diretor responsável pela área, reduziu a conta de eletricidade em R$ 2,4 milhões por ano. A empresa tem atualmente cerca de 200 projetos na área e espera dobrar a participação nesse mercado.

PARA MULHERES
A marca de lingeries Miss Victtoria, de Simone Maria e Gisele Rossi, quer ampliar sua atuação no mercado paulista. Em 2008, vai abrir uma loja no shopping Cidade Jardim, em São Paulo, que será a sua quarta na cidade. "A localização desse shopping é muito boa, a região não está abastecida ainda", diz Simone Maria. A marca já tem lojas próprias nos shoppings Iguatemi e Morumbi e na Daslu. A rede, que também vende para multimarcas, pretende aumentar em 30% o número desses clientes. Neste ano, ela participa pela primeira vez do Salão Lingerie Brasil, em São Paulo.

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O "food service", segmento de alimentação fora do lar, cresceu, em 2006, 12,3%, segundo a Abia (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação), o equivalente a R$ 44,5 bilhões. Em 2005, o setor movimentou R$ 43,4 bilhões. No mesmo período, o varejo registrou uma expansão de 95,2%. Estimativas da entidade apontam que esse mercado deve crescer em torno de 10% em 2007. Hoje, o "food service" representa mais de 26% das vendas da indústria.

EDUCAÇÃO
Cláudio Haddad (Instituto Veris), Piero Minardi (Gávea Investimentos) e Oliver Mizne (Ideal Invest) participam do Fórum de Crédito Universitário, no dia 28 em São Paulo.

MARKETING ON-LINE
Executivos de agências brasileiras se reúnem, nesta semana, para discutir perspectivas de negócios de marketing on-line no Brasil, durante o workshop "Mídia e Marketing".

MOBÍLIA
A norte-americana Haworth, de mobiliário para escritórios e arquitetura de interiores corporativos, inaugura seu primeiro showroom no Brasil na próxima semana, em São Paulo.

CAMPANHA
A versão 2008 do Xsara Picasso chega ao mercado brasileiro com campanha criada pela Euro RSCG. Os investimentos batem os R$ 10 milhões e a meta é vender mil carros por mês.


com ISABELLE MOREIRA LIMA e JOANA CUNHA

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