São Paulo, sexta, 6 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONJUNTURA
Alemanha e França mantém taxas
Juros caem em mais 2 países europeus

das agências internacionais

Mais dois países europeus -Reino Unido e Dinamarca- decidiram ontem reduzir seus juros, somando-se à tendência dos países ricos de baixar as taxas.
Com as novas reduções, são cinco os países europeus que decidem cortar seus juros nesta semana.Alemanha e França, no entanto, voltaram a recusar um corte ontem.
O banco central britânico surpreendeu o mercado ao baixar, pela segunda vez em um mês, sua taxa básica de juros. O corte foi de meio ponto percentual, levando a taxa a 6,75% ao ano.
A nova baixa é uma tentativa de aquecer a economia, depois de previsões pessimistas a respeito de inflação e crescimento.
Na Dinamarca, o corte de um quarto de ponto, para 4,4% anuais, visa fazer a taxa retornar ao nível anterior a 18 de setembro, quando o BC aumentou a taxa de 4% para 5% para afastar a pressão que sua moeda, a coroa, vinha sofrendo.
Os BCs da França e da Alemanha, que já praticam os juros mais baixos entre os países que adotarão inicialmente o euro, decidiram pela manutenção em 3,3% ao ano.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.