São Paulo, quarta-feira, 07 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alcoa demitirá 13.500 em vários países

DA REDAÇÃO

A Alcoa anunciou ontem que irá cortar 13.500 postos de trabalho ao longo de 2009, o que equivale a 13% do total de seu quadro de funcionários.
O grupo é um dos maiores produtores de alumínio no mundo, presente em 34 países. A companhia não detalhou onde se darão as demissões. Segundo a assessoria de imprensa da Alcoa do Brasil, não haverá cortes nem medidas como férias coletivas aos funcionários nas unidades de produção no país.
Em comunicado, a Alcoa disse que reduzirá sua produção anual de alumínio em 750 mil toneladas, ou 18% do seu total. O grupo também anunciou que irá se desfazer de quatro empresas do grupo, mas não deu detalhes. Com isso, a Alcoa espera economizar US$ 450 milhões neste ano.
O grupo também decidiu diversificar geograficamente as fontes de abastecimento de matéria-prima, para diminuir os custos.
No comunicado, o presidente-executivo da multinacional, Klaus Kleinfeld, justificou os cortes dizendo que o momento "requer rapidez e decisão para enfrentar a recessão econômica".
Os cortes foram anunciados após o encerramento da Bolsa de Nova York, onde as ações da empresa se valorizaram 2,2% ontem.
(MAURÍCIO MORAES)


Com agências internacionais


Texto Anterior: Avanço: Fed destaca crescimento do PIB brasileiro
Próximo Texto: Marcha à ré: Inflação da zona do euro é a menor desde outubro de 2006
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.