São Paulo, quarta-feira, 07 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Revisão de tarifas deve reduzir reajuste de energia, prevê Aneel

Revisão atinge 6 distribuidoras, como Eletropaulo, Bandeirante e Piratininga

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) prevê reajustes menores nas tarifas de energia das distribuidoras que passarem por revisão tarifária. Neste ano, seis distribuidoras têm revisão, entre elas Eletropaulo, Bandeirante e Piratininga, todas em São Paulo.
A revisão ocorre, em média, a cada quatro anos e substitui o reajuste anual das tarifas. Na revisão, dados como estrutura de custos e remuneração do capital são analisados para chegar ao valor da tarifa cobrada do consumidor. No reajuste anual, é aplicada fórmula rígida em que parte dos custos é corrigida pelo IGP-M acumulado nos 12 meses anteriores ao reajuste.
Ontem a Aneel divulgou resultado preliminar da revisão tarifária da Coelce (CE): redução de 6,67%. Na revisão anterior, em 2003, a tarifa dos consumidores da distribuidora aumentou 31,29%. A revisão da Coelce é a primeira depois da mudança na metodologia.
O primeiro ciclo de revisões tarifárias aconteceu entre 2001 e 2003. Para o segundo, a Aneel mudou alguns parâmetros que afetam o reajuste da tarifa. A estimativa de custo médio de capital das distribuidoras (juros das empresas nos empréstimos), por exemplo, caiu de 11,26% para 9,98% ao ano.
O preço da energia comprada das geradoras caiu, e o subsídio pago pelos consumidores para bancar a geração de energia termelétrica no Norte também. As mudanças implicam reduções de custo à distribuidora. Com custos menores, há necessidade de tarifa menor (ou de reajuste menor) para remunerar o investimento. "Há tendência de os reajustes serem muito baixos e até negativos", afirma o diretor Edvaldo Santana, que explica que, no último ciclo de revisões, a situação econômica do país era outra.
(HUMBERTO MEDINA)


Texto Anterior: Conab prevê safra recorde de grãos em 2007
Próximo Texto: Cerveja: AmBev lança no Brasil 3 marcas uruguaias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.