São Paulo, sábado, 07 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Economia do Brasil tem forte desaceleração, afirma OCDE

DA REDAÇÃO

O Brasil, que até pouco tempo atrás era o único que ainda estava em um ciclo econômico positivo, se uniu agora ao países que enfrentam forte desaceleração, mostrando como a crise está ganhando força, de acordo com a OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico).
O país era, até outubro de 2008 (quando a crise tinha se agravado, resultado da concordata, um mês antes, do banco Lehman Brothers), o único que se mantinha em um ciclo positivo, apesar de ele perder força. Agora, segundo dados revisados pela OCDE, o país entrou em um cenário negativo em novembro (um mês antes da estimativa anterior). Em janeiro passou a estar em um ciclo de "forte desaceleração", igualando-se a todas as principais economias mundiais.
Em janeiro, a nota brasileira foi de 94,5 pontos (9,4 pontos abaixo da registrada em setembro) e inferior, por exemplo, à do México, que parece caminhar para uma recessão neste ano -o PIB já se retraiu no quarto trimestre de 2008. Para o órgão, que reúne 30 das nações mais industrializadas, uma nota inferior a cem pontos aponta para um cenário negativo, situação em que estão todos os 33 países analisados.
Para chegar a essa previsão, a OCDE usou os indicadores antecedentes, que são vários dados aglutinados (no caso brasileiro, leva em conta a produção industrial, entre outros) para "tentar indicar momentos de mudanças na atividade econômica com aproximadamente seis meses de antecedência" e considerados um termômetro para essas economias.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Estados complicam pacote de Lula
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.