São Paulo, sexta-feira, 07 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRABALHO

Empresa fará acordo com o Cade

Demitido da AmBev terá requalificação

da Sucursal de Brasília

A AmBev terá de submeter à aprovação da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego os programas de qualificação e recolocação profissional que deverão ser oferecidos a trabalhadores demitidos em consequência da reestruturação da empresa.
A obrigação constará do termo de compromisso que será assinado pela empresa com o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) no prazo máximo de 20 dias.
Ontem, o presidente do Cade, Gesner Oliveira, e o ministro Francisco Dornelles (Trabalho) definiram que caberá à secretaria avaliar se os programas de treinamento e de recolocação dos trabalhadores estão sendo eficientes para manter o nível de emprego no setor cervejeiro.
A eficiência dos programas será mensurada, segundo Oliveira, principalmente pelo número de oportunidades de trabalho oferecidas, por outras empresas, aos empregados recém-treinados.
A manutenção do nível de emprego no setor foi uma das condições impostas à AmBev, pelo Cade, para a aprovação da fusão da Brahma com a Antarctica.
A recolocação dos trabalhadores no mercado de trabalho deverá ser feita por meio de convênios assinados entre a AmBev e entidades como o Senai (Serviço Nacional da Indústria).
Oliveira afirmou que a empresa não terá responsabilidade sobre os empregos das cinco fábricas que serão vendidas, em conjunto com a marca Bavaria, depois que a operação de venda for concluída.
Atualmente, essas fábricas têm 835 empregados. A holding AmBev tem 17 mil empregados em todo o país.
Para que o Cade possa acompanhar a evolução dos empregos no setor de cervejas, ficou acertado que o Ministério do Trabalho repassará mensalmente ao conselho dados sobre o nível de emprego nas empresas levantados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.


Texto Anterior: Mercosul: Países traçam bases para "relançar" bloco
Próximo Texto: Mercado financeiro: Falta de dinheiro puxa juros futuros
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.