UOL


São Paulo, quarta-feira, 07 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Viegas tenta reduzir demissões na Varig

ELIANE CANTANHÊDE
DIRETORA DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro da Defesa, José Viegas, vai transmitir hoje ao presidente em exercício da Varig, Alberto Fajerman, um pedido quase em tom de exigência: que a empresa detalhe um plano de demissões voluntárias para os funcionários da empresa e se disponha a negociá-lo com os trabalhadores.
"Alguma demissão tem que haver. Nós reconhecemos isso, mas é preciso reduzir o número no que for possível e respeitar os direitos dos trabalhadores", disse.
O ministro, porém, disse que o governo estará acompanhando o processo de dispensas, "que tem de ser negociado com os próprios funcionários". A expectativa é demitir cerca de 3.500 das 15 mil pessoas que trabalham diretamente em aviação na Varig.
Ontem à noite, Viegas recebeu o presidente do Conselho Administrativo da Fundação Rubem Berta (da Varig), Gilberto Rigoni, e a presidente do Sindicato dos Aeronautas, Graziela Baggio.
Desde a última conversa do ministro com Rigoni, na véspera do feriado da Semana Santa, o processo de fusão, ou pelo menos a disposição política de fazê-lo, avançou muito, na avaliação do ministro.
Ao atender Rigoni e Baggio ontem, Viegas estava disposto a se comprometer com o pedido de "um processo justo de demissões". O compromisso deverá ser cumprido hoje, a partir das 17h30, quando o ministro recebe Fajerman no seu gabinete.


Texto Anterior: Crise no ar: Fusão entre Varig e TAM pode criar nova estatal
Próximo Texto: Ministro quebra dedo e é 5ª "baixa"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.