São Paulo, sábado, 07 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INVESTIMENTO

EUA pode ter blecautes, diz agência
As empresas de energia da América do Norte e da Europa estão investindo pouco em aumentar sua capacidade de geração e transmissão de energia nova, o que pode voltar a causar blecautes em grandes cidades neste verão (no hemisfério norte, de julho a setembro), segundo a IEA (Agência Internacional de Energia, na sigla em inglês).
Londres, Nova York e várias cidades do sul da Europa, por exemplo, enfrentaram grandes blecautes nos últimos três verões devido ao aumento do uso de aparelhos de ar-condicionado.
A capacidade de geração de energia na União Européia aumentou apenas 1% no ano passado, enquanto a demanda aumentou 2,3%, diz Fatih Birol, economista-chefe da IEA.
O alerta da agência é baseado na previsão, feita por ela, de que seriam necessários US$ 16,4 trilhões em investimentos até 2030 no setor de energia.


Texto Anterior: Tendências internacionais - Câmbio: Dólar tem maior alta ante o euro
Próximo Texto: EUA: Montadoras querem pressão sobre Japão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.