São Paulo, quinta, 7 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Montadora quer acesso a mercado europeu

das agências internacionais

A fusão entre a Chrysler e a Daimler-Benz abrirá definitivamente o mercado da Europa para o terceiro maior produtor de veículos dos EUA e dará o sinal de largada para um amplo movimento de concentração da indústria automobilística mundial.
A avaliação é de analistas norte-americanos ouvidos pela agência de notícias "France Presse".
John Caseca, especialista do setor automobilístico da Schroder, de Nova York, diz que a fusão entre as duas empresas é "lógica", porque os dois grupos "têm as mesmas necessidades".
A Chrysler é famosa pelos seus jipes e utilitários. É líder desse segmento nos EUA, com cerca de 50% das vendas. A Daimler-Benz produz os carros de luxo da marca Mercedes.
Segundo Caseca, a Chrysler tem uma presença muita pequena na Europa (1% das vendas). Uma aliança com a Daimler-Benz abriria as portas desse mercado para a montadora norte-americana.
A Chrysler quase foi à falência no começo dos anos 80 e somente se salvou com a ajuda do governo dos EUA. Conseguiu se recuperar, mas continua sendo um fabricante pequeno, se comparado com GM, Ford e outros concorrentes diretos. Precisa de alianças para enfrentar com chances de sucesso a globalização do mercado, dizem os analistas.
No começo do mês passado, Robert Eaton, executivo da Chrysler, havia afirmado em entrevista ao jornal "Detroit News" que o grupo estava discutindo propostas de fusão com várias empresas. "Estamos falando com pessoas de todo o mundo", disse.
Diferença de estilo
Uma aliança entre grupos que se complementam permite ganhar escala e mercados sem a necessidade de novos investimentos, afirma Caseca.
Para o analista da Schroder, o maior obstáculo à fusão é a "diferença de culturas entre a Chrysler e a Daimler-Benz".
A montadora norte-americana tem um estilo de direção mais flexível, enquanto que a Daimler-Benz adota um modelo mais rígido. "A prova final vai acontecer quando for necessário definir quem vai pilotar o grupo, Detroit ou Stuttgart", diz.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.