UOL


São Paulo, sábado, 07 de junho de 2003

Texto Anterior | Índice

O VAIVÉM DAS COMMODITIES

Trigo preocupa argentinos
A compra de trigo feita pelo Brasil nos Estados Unidos preocupa os argentinos, que reduziram os preços do produto em 5% nas últimas semanas. Capitalizados, os produtores argentinos estavam segurando o produto, mas foram forçados a baixar os preços para US$ 160 a tonelada para competir com o produto dos EUA.

Estoques nas mãos
Os argentinos se preocupam porque as produções brasileira e argentina deverão somar 19 milhões de toneladas, 4 milhões a mais do que o consumo dos dois países. Eles vão ter de colocar a sobra em outros mercados, disputando com países europeus que têm produto mais barato e custos menores nas exportações.

Não é o que parece
O trigo dos EUA, por ora, só é competitivo no Nordeste, diz Lawrence Pih, do moinho Pacífico. O Brasil está importando, mas ele discorda dos números apresentados pelo mercado de que as compras brasileiras já tenham atingido 250 mil toneladas. É bem menos, acrescenta.

Oferta maior
A oferta de trigo se regulariza neste ano, com a volta à produção normal do Canadá, Estados Unidos e Austrália. Já Rússia e Ucrânia, por quebra de safra, saem do mercado internacional. O quadro de oferta neste ano não é preocupante, diz Pih.

Safra de milho
O mais recente levantamento de safra de milho da FNP indica produção de 43,3 milhões de toneladas neste ano, 23% mais do que no ano passado. A área terá crescimento de apenas 2,7%, mas a produtividade avançará 19,3%, segundo Deives Faria da Silva, analista de mercado da FNP.

Álcool nos EUA
O Senado dos EUA aprovou medida que prevê a mistura de energia renovável à gasolina. A medida, que deverá ser posta em prática até 2012, exigirá a produção de 23 bilhões de litros por ano. Praticamente todo esse combustível virá do milho.

Exportações de frango
As exportações de frango somaram 772 mil toneladas até maio, 47% mais do que em 2002. As receitas chegaram a US$ 644 milhões, com alta de 28%. Seriam maiores se os preços médios não tivessem caído 12% em relação a 2002. Os dados são da Abef.

Internet no campo
O uso da internet cresceu 27% em 12 meses até junho de 2002. Apesar disso, apenas 4% dos produtores brasileiros usam a rede, diz estudo de Vera Lúcia F. S. Francisco, do Instituto de Economia Agrícola. Os principais usuários são produtores de algodão, soja, cana-de-açúcar e laranja.

Menos soja, mais milho
A China suspendeu temporariamente as importações de soja. Fonte do mercado diz que é uma medida moralizadora, já que muitos navios chegam ao país sem a documentação em ordem. Mas os chineses avisam que vão ampliar as exportações agrícolas. A Sars provocou redução nos transportes internos, e aumentou a disponibilidade de produtos para o mercado externo.

Produção gaúcha
Os gaúchos vão produzir 19,2 milhões de toneladas neste ano. Esse volume foi inflado pelo recorde de 9,1 milhões de toneladas de soja. O recorde anterior era de 6,1 milhões de toneladas.

E-mail:
mzafalon@folhasp.com.br


Texto Anterior: Mercado financeiro: Título do Brasil bate recorde com procura alta
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.