UOL


São Paulo, segunda-feira, 07 de julho de 2003

Texto Anterior | Índice

No Brasil, dívida interna é o problema

DA REPORTAGEM LOCAL

A dívida externa total da Argentina, incluídos os compromissos das províncias do país, se aproxima hoje de US$ 190 bilhões. O valor é bem superior ao PIB (Produto Interno Bruto) argentino, estimado hoje em US$ 100 bilhões.
Essa disparidade levou o país à falência, no fim de 2001, quando o governo não conseguiu mais segurar a sobrevalorização do peso. O valor da moeda argentina despencou em relação ao dólar e o país perdeu a capacidade de honrar seus compromissos na moeda norte-americana.
Ao contrário do país vizinho, o maior problema do Brasil não é a dívida externa, equivalente a cerca de 13% do PIB. O endividamento interno brasileiro próximo a 53% do PIB, é a fonte de possível ameaça à solvência do governo.
Cerca de 50% dessa dívida é atrelada aos juros pós-fixados e 30% é corrigido pela variação do dólar. A combinação faz com que o país seja vulnerável a choques externos e internos e, segundo analistas, torna urgente a redução da dívida pós-fixada.


Texto Anterior: Frase
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.