São Paulo, quarta-feira, 07 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

País ganha 1,4 mi de inadimplentes em maio

DA FOLHA ONLINE

O mês de maio registrou um aumento de 1,39 milhão de nomes na lista de consumidores inadimplentes (resultado da entrada de 16,89 milhões de novos casos contra a quitação de 15,5 milhões de dívidas), segundo a Serasa -empresa de análise de crédito.
Esse saldo indica que, de cada 100 pessoas incluídas na lista de inadimplentes, outras 92 saíram dessa mesma base.
O índice de 92% é o mesmo do de maio de 2003. No entanto na época o número de inadimplentes era maior: 17,9 milhões. Na comparação com o mesmo mês deste ano, o número caiu 5,6%.
Os cheques sem fundos representam o maior número: 36%, seguidos dos cartões de crédito, com 33%. Dívidas com o sistema financeiro têm 29%, e 2% são referentes a títulos protestados.
De acordo com o Serasa, a diminuição da inadimplência é reflexo da redução de juros, que possibilitou ao consumidor a troca de dívidas mais caras por mais baratas.
Ainda segundo o Serasa, com base em dados do BC, o crédito disponível a consumidores em maio de 2004 era de R$ 14,9 bilhões, 4,1% a mais que o registrado no mesmo mês em 2003.
Para a empresa, a "reativação da economia é determinante para a reversão das expectativas e para a geração de empregos, o que facilita o pagamento das dívidas".


Texto Anterior: Consumo: Intenção de compra e previsão de gastos aumentam neste trimestre
Próximo Texto: Combustíveis: PF prende 26 pessoas e interdita "destilaria clandestina" no Rio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.