São Paulo, sábado, 07 de julho de 2007

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Vaivém das commodities

MAURO ZAFALON - mzafalon@folhasp.com.br

FUNDO DO POÇO
Após queda livre de 40%, o álcool voltou a subir na porta das usinas paulistas nesta semana. "Chegamos ao fundo do poço. Não tem como cair mais", diz Antônio Pádua Rodrigues, diretor técnico da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar). A alta, tanto para o hidratado como para o anidro, foi de 0,27% nesta semana em relação à anterior.

NOVO PATAMAR
Pádua diz que, "agora, o álcool deve procurar outro patamar de preços e tem espaço para subir até R$ 0,15 por litro sem interferir nos preços ao consumidor, já que as distribuidoras estão com com boa sobremargem".

OS NOVOS PREÇOS
Conforme pesquisa feita pelo Cepea, da Esalq-USP, o álcool hidratado foi vendido a R$ 0,5780 por litro, sem impostos, nesta semana. Já o anidro -usado como mistura à gasolina- subiu para R$ 0,6640.

INVESTIMENTOS
As commodities agrícolas devem ser um bom investimento nos próximos anos. Entre os produtos que se destacam estão açúcar, milho, trigo e algodão, impulsionados pela demanda por biocombustíveis e pelo aumento da renda na China e na Índia. A análise foi feita pelo banco UBS AG, o maior administrador mundial de recursos, segundo a Bloomberg.

APOSTA NO "SEXADO"
A Lagoa da Serra deve encerrar o ano com crescimento de 30% em faturamento, devido ao aumento das vendas de sêmen "sexado" (com o sexo definido), que estão em 20 mil doses mensais.

CAFÉ E SAÚDE
A cidade de Rio de Janeiro vai ser a capital do café neste mês. Aproveitando a realização do Jogos Pan-Americanos e a grande afluência de turistas no período, a Abic (associação das indústrias) e o Ministério da Agricultura iniciam campanha na segunda-feira destacando o café como fonte de saúde.

SEM VÍCIOS
A Abic espera que a campanha, denominada "Café também é saúde", possa mostrar os efeitos benéficos do produto para a saúde. A campanha deve também dirimir, na visão da entidade, o mal-entendido de uma pesquisa de preços divulgada pela FGV, que colocou o café dentro de um grupo de produtos classificados como "pequenos vícios".

BOM PARA A INDÚSTRIA
Se o aumento do preço do leite pesa no bolso dos consumidores, é bom para repor a renda dos produtores. Estes, capitalizados, adquirem mais equipamentos para ordenha e resfriamento. A WestfaliaSurge, por exemplo, ampliou em 50% as vendas neste ano.


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