São Paulo, terça-feira, 07 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Protecionismo pode provocar guerra comercial, diz Bird

DE GENEBRA

A onda de protecionismo iniciada pela crise mundial poderá se agravar com o aumento do desemprego e gerar uma guerra comercial entre os países, disse ontem o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick.
O alerta foi feito na OMC, que na semana passada apontou crescimento nas restrições ao comércio global. Para Zoellick, o perigo é o protecionismo criar uma reação em cadeia.
"Países ricos usam subsídios para ajudar indústrias em apuros, enquanto países de baixa renda aumentam as barreiras nas fronteiras", disse. "Essas tendências podem facilmente sair do controle nos próximos meses, enquanto o desemprego aumenta e os países se sentem compelidos a retaliar." Como exemplo de prática perigosa, o ex-representante de comércio dos EUA citou o "Buy American" do pacote de estímulo do governo Obama, que exige das empresas socorridas o uso de matéria-prima americana. Em resposta, Canadá, China também adotaram restrições. (MN)


Texto Anterior: FMI elevará previsão de crescimento em 2010
Próximo Texto: Terremoto pode mudar cúpula na Itália
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.