UOL


São Paulo, quinta-feira, 07 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

José Alencar volta a reclamar da taxa de juros

DA SUCURSAL DO RIO

O vice-presidente José Alencar voltou a falar mal dos juros brasileiros que, segundo ele, tornam o país "encabrestado". Alencar, que vinha evitando falar dos juros, retomou o assunto ontem, em seminário na sede do BNDES, no Rio.
Durante comentário sobre as restrições aos gastos públicos impostas pelo FMI (Fundo Monetário Internacional), disse: "Nós recebemos um país encabrestado, o verbo é esse, encabrestar, encabrestar significa dominar. Por que o nosso país está encabrestado? Porque tem uma dívida brutal e rolada a uma taxa de juros, taxa básica real, que representa 20 vezes a taxa real de 20 países dentro do nosso continente e da Europa".
"Nós não podemos sair da situação de pobreza absoluta pagando juros despropositados como esses", acrescentou.
À noite, em evento na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Alencar voltou a criticar os juros "despropositados" praticados no país. "Não há dinheiro para nada. No primeiro semestre, o que deveria ter ido para o crescimento foi para o pagamento de juros", disse ele.


Colaborou a Reportagem Local

Texto Anterior: Receita ortodoxa: Países latinos querem mudar regra do FMI
Próximo Texto: Integração: Alca está fora dos trilhos, diz órgão do Congresso dos EUA
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.