São Paulo, sexta-feira, 07 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Varig perde, de novo, segundo lugar para a Gol

DA REPORTAGEM LOCAL

A Varig voltou a perder a segunda colocação no mercado doméstico de aviação comercial, depois de se manter por dois meses à frente da Gol. Em setembro, segundo dados do DAC (Departamento de Aviação Civil), a aérea perdeu 1,12 ponto percentual e teve 25,4% de participação, contra 28,8% da Gol, que registrou ganho de 2,68 pontos percentuais.
O embate entre a Varig e a Gol começou em abril, quando, em arrancada que surpreendeu os analistas do setor, a companhia de baixo custo criada em 2001 ultrapassou, no mercado das linhas nacionais, a primeira empresa aérea brasileira, fundada em 1927.
A TAM ficou com 43,2% dos passageiros transportados no mercado doméstico no mês passado -com uma queda de 1,1 ponto percentual.
Nas linhas internacionais, a Varig segue líder com 77,05% dos passageiros que optam por empresas brasileiras. A TAM tem 20,53%, e a Gol, 2,38%.
Procurada pela Folha, a Varig não comentou os dados.
Segundo o vice-presidente técnico da Gol, David Barioni Neto, o resultado era esperado.
"Nossa política de preços tem assegurado a oferta. O "share" [a participação] é conseqüência da nossa rentabilidade." (BL)


Texto Anterior: Crise no ar: Sem clientes, WebJet não voa há três dias
Próximo Texto: Embraer aposta em jato de luxo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.