São Paulo, sábado, 07 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Empresa é foco de disputa societária

DA REPORTAGEM LOCAL

A Brasil Telecom foi criada em 1998, quando o governo Fernando Henrique Cardoso fatiou e vendeu o Sistema Telebrás por meio de leilões.
A empresa, responsável pela telefonia fixa das regiões Norte, Sul e Centro-Oeste, é objeto da maior disputa societária brasileira.
Vários grupos, estrangeiros e nacionais, participaram da disputa pelas teles. O consórcio ganhador da Brasil Telecom reuniu Citigroup, fundos de pensão, Telecom Italia e Opportunity.
A partir de 2001, os desentendimentos entre os sócios tornaram-se constantes. Citigroup e Opportunity, então gestor da operadora, formaram um bloco. Telecom Italia e fundos de pensão alinharam-se do outro lado.
Essa formação permaneceu até março de 2005, quando os fundos assinaram acordo com o Citigroup para a venda conjunta de suas ações. Os italianos também mudaram de lado. Fecharam acordo com o Opportunity em abril de 2005. Mas esse pacto expirou. Os quatro acionistas "brigam" na Justiça brasileira e na dos EUA.
A Agência Nacional de Telecomunicações deu prazo até o dia 28 para que a Telecom Italia resolva a situação na BrT. Os italianos são donos de outra operadora, a TIM. Por lei, isso é proibido.


Texto Anterior: BNDES concede R$ 2,1 bi à Brasil Telecom
Próximo Texto: Gesner Oliveira: A economia da propina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.