São Paulo, sábado, 07 de outubro de 2006

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Google pode adquirir o YouTube por US$ 1,6 bi

Site de buscas quer ampliar presença em vídeo, mercado em que o YouTube é líder

Usuários assistem a cerca de 100 milhões de vídeos por dia no YouTube, que hoje enfrenta problemas com direitos autorais

DA REDAÇÃO

O Google está negociando a compra do site YouTube -em que 100 milhões de vídeos são vistos por dia- por US$ 1,6 bilhões, segundo reportagem do jornal norte-americano "Wall Street Journal".
De acordo com as pessoas ouvidas pelo "WSJ", as negociações ainda estão em estágio inicial e podem fracassar.
Representantes dos sites Google e YouTube nos Estados Unidos disseram que não comentam sobre rumores ou especulações.
O YouTube é uma empresa de capital privado, enquanto o Google tem ações negociadas em Bolsa e valor de mercado de US$ 129,2 bilhões. O Google, líder em buscas textuais, pretende ampliar sua presença na busca de vídeos, mercado no qual tem "market share" de 10% com o Google Video -enquanto o YouTube tem 47%.
Fundado em fevereiro de 2005, o YouTube recebe 65 mil novos vídeos por dia, que variam de filmes caseiros curtos a trechos de programas de televisão. Por isso, uma das preocupações do YouTube é a pirataria; o site tenta restringir a exibição de vídeos protegidos por direitos autorais e os veiculados sem a autorização do autor.
O YouTube diz que retira do ar os vídeos quando há reclamação dos detentores dos direitos autorais, mas analistas dizem que, mesmo assim, a posição da empresa é difícil.

Preço baixo
O Google tem cerca de US$ 10 bilhões em caixa, e, segundo analistas, faria sentido a empresa comprar o YouTube, popular no mundo todo.
"[US$ 1,6 bilhão pelo YouTube] é bem barato por uma empresa que já tem presença global", afirmou Trip Chowdhry, analista da Global Equities Research.
"O YouTube tem identidade tão forte quanto à do Google ou à da Coca-Cola."
A compra pelo Google também pode ajudar o YouTube a lidar com a necessidade de infra-estrutura -com o aumento da popularidade do site, são necessários mais servidores para armazenar os vídeos e processar as buscas.
A aquisição do YouTube seria uma das maiores já feitas pelo Google, que até agora vem focando suas atenções em marcas menores. O site já adquiriu o serviço Blogger, de hospedagem de blogs, e o Picasa, de busca e organização de fotos.
O Google também se associou recentemente à AOL para exibir sua publicidade nos sites da empresa. Além disso, o Google juntou seus softwares com outros como o Mozilla Firefox, o Ad-Aware e o Adobe Reader num pacote oferecido de graça -tudo com o objetivo de ampliar sua presença nos computadores dos usuários.


Com agências internacionais


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