São Paulo, quarta-feira, 07 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Manifestação termina com cem presos

DA REDAÇÃO

O centro de Istambul, na Turquia, foi palco de manifestações de protesto contra o FMI (Fundo Monetário Internacional) ontem. Cerca de cem pessoas foram presas após a polícia entrar em choque com os manifestantes.
Pedras e bombas de gasolina foram utilizadas para romper o cordão policial durante marcha em direção ao centro de conferências do FMI, onde são realizados os encontros anuais do Banco Mundial.
Para brecar os manifestantes a polícia utilizou gás lacrimogêneo e canhões de água. Mesmo assim, os conflitos continuaram nas ruas laterais, e a polícia disparou mais bombas de gás.
Muitos dos que protestavam seguiram correndo em direção a um importante centro de compras de Istambul. Na confusão, alguns bancos tiveram janelas quebradas e telas de caixas eletrônicos foram destruídas.
O protesto foi autorizado, mas os manifestantes não poderiam seguir até a região conhecida por "vale do Congresso". Um grupo que se autodenomina Resistanbul está incitando "ações autônomas" de protesto hoje por toda a cidade.

Com o "Financial times"



Texto Anterior: Europa barra aumento do poder dos emergentes no FMI
Próximo Texto: Acordo entre União Europeia e Mercosul pode ser relançado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.