São Paulo, quinta-feira, 07 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RH

Deepak Chopra diz que essa é a forma para o país se tornar potência rapidamente

Educação deve ser prioridade, diz Chopra

DA REPORTAGEM LOCAL

Para ter sucesso e colocar a economia brasileira entre as potências mundiais em pouco tempo, a equipe econômica do próximo governo deverá priorizar nos investimentos na área social e, principalmente, em educação.
Esse é o conselho de Deepak Chopra, 55. O médico indiano, autor de best-sellers como "As sete leis espirituais para o sucesso", é considerado um dos "gurus" do mundo das estratégias de liderança corporativa.
"Só conheço o Lula pelo que li na imprensa, mas o que ele fizer pode gerar novas tendências de conduta de países frente à globalização", afirmou Chopra, durante entrevista coletiva realizada na ExpoManagement 2002. A feira reúne executivos das principais companhias mundiais.
"O mundo tem os olhos voltados para Lula agora. Ele vai precisar de muita habilidade para honrar compromissos com o FMI (Fundo Monetário Internacional) e observar a exigências dos países capitalistas dominantes e atender à área social", disse o médico.
O guru indiano também disse acreditar que o presidente eleito pode ser a combinação perfeita de um governante que concilia as necessidades do sistema capitalista com responsabilidade social.
Para empresas que enfrentam dificuldades financeiras, a receita é menos ortodoxa: amor e exaltação de valores espirituais.
Diante de uma platéia de aproximadamente 4 mil executivos, Chopra argumentou que para melhorarem o desempenho das companhias, a saída é apostar na melhoria dos relacionamentos entre os funcionários e os líderes. "As empresas que só visavam ao lucro e à ganância, como a Enron e a WorldCom viram seu modelo fracassar. Só as companhias que atenderem às necessidades sociais vão sobreviver", conclui Deepak Chopra.
Para aumentar as possibilidades de inserção da economia brasileira no mundo globalizado, Choprah afirmou que será imprescindível o investimento em formação de mão-de-obra via internet.
Essa também é a aposta da FGV Management, braço para estudos corporativos da Fundação Getulio Vargas. Segundo Carlos Roberto Longo, professor da instituição, a demanda pela criação de pacotes de ensino à distância mais que dobrou em dois anos.


ExpoManagement. Transamérica ExpoCenter. Até Sexta-Feira. Das 12 às 20h. R$ 230.
www.expomanagement.com.br





Texto Anterior: Escândalos: Bush busca novo xerife para a SEC
Próximo Texto: Luís Nassif: Momento de rever a Lei de Falências
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.