São Paulo, quinta-feira, 07 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PREÇOS

Tarifa da Light-RJ deve aumentar quase 19% para 3,4 milhões de consumidores
A tarifa de energia elétrica de 3,4 milhões de consumidores da Light (RJ) deve aumentar hoje cerca de 20%. A Folha apurou que esse foi o índice solicitado pela empresa, mas a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) deveria autorizar, ainda ontem à noite, um reajuste de quase 19% para vigorar a partir de hoje.
O aumento da Light, que atende a 31 municípios na região metropolitana do Rio de Janeiro, incluindo a capital do Estado, seria menor do que o solicitado porque a Eletrobrás anteciparia um desconto na tarifa da energia comprada de Itaipu. O desconto só deveria valer a partir de janeiro do ano que vem.
A mudança nas regras já havia reduzido o percentual de reajuste das distribuidoras Bandeirante (SP) e Piratininga (SP). O reajuste dessas empresas, autorizado no mês passado, deveria ter sido de aproximadamente 23%, mas ficou em 19,09% e em 19,28%, respectivamente.
A operação que o governo montou para evitar aumentos muito grandes nas tarifas de energia até o final do ano equivale a um financiamento da Eletrobrás de aproximadamente US$ 55 milhões às distribuidoras de energia. A decisão foi tomada às vésperas do reajuste da Bandeirante e teve como objetivo evitar impactos na inflação.
(DA SUCURSAL DE BRASÍLIA)


Texto Anterior: Panorâmica - Energia: Preços das ações da AES Elpa e da Light registram intensa oscilação na Bovespa
Próximo Texto: Crise no ar: Câmara aprova "folga" de R$ 1 bi a aéreas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.