São Paulo, quinta-feira, 07 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foco

Shopping de luxo no Leblon dá "banho de loja" em conjunto popular

Ricardo Moraes/Folha Imagem
Vista de dentro do shopping Leblon, aberto ao público ontem, a um conjunto habitacional


ITALO NOGUEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO RIO

O novo shopping Leblon, na zona sul do Rio, deu um banho de loja no conjunto habitacional favelizado vizinho. Retocou as paredes da Cruzada São Sebastião e maquiou ao menos parte da vista de paredes e telhas do conjunto.
O investimento do shopping na Cruzada foi de R$ 1,5 milhão, entre obras no prédio e cursos profissionalizantes para os moradores.
A principal janela do shopping com vista para a lagoa Rodrigo de Freitas fica na praça de alimentação, no quarto andar. Duas das três janelas têm jardins que obstruem a visão do conjunto habitacional. A administração do shopping, aberto ao público ontem, afirma que o jardim faz parte do projeto paisagístico. A terceira janela, que não tem um jardim, é a que tem a vista mais ampla da lagoa e do Corcovado -que abriga o Cristo Redentor.
Segundo a designer Ângela Salles, 51, que conheceu ontem o shopping, a terceira janela é "a parte mais bonita do shopping". Quando se aproximou dela, notou o que ainda não havia visto: a presença do conjunto. "É chocante. Mas dá para ver que deram uma melhorada", afirma.
Para a superintendente do shopping, Mônica Orciolli, as reformas nos prédios não foram feitas em decorrência da vista. "Houve investimento na parte estrutural também, como fiação elétrica. Não foi apenas pintura. Houve todo um relacionamento com a comunidade." Ela citou o fato de 23% dos trabalhadores da área administrativa do shopping serem moradores da cruzada, muitos provenientes de cursos profissionalizantes em parceira com o Senai.
Segundo a presidente da Associação de Moradores da Cruzada São Sebastião, Valéria Lopes, a fachada dos prédios estava muito desgastada e com telhas quebradas. "Antes estava horrível."


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Expansão: Starbucks quer operar 15 mil cafeterias até outubro de 2007
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.