São Paulo, sexta-feira, 07 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mandelson rebate críticas de Hillary a Doha

DA REDAÇÃO

O comissário europeu do Comércio, Peter Mandelson, rebateu as recentes declarações de Hillary Clinton, senadora democrata e pré-candidata à Casa Branca, sobre a Rodada Doha, de liberalização do comércio mundial.
Segundo ele, as posições de Hillary são "desapontadoras", "fora de lugar" e sintomáticas de uma nova onda de protecionismo no Ocidente.
"Hillary Clinton aparentemente acredita que é a hora de se refletir o livre comércio. O aparente ceticismo sobre o acordo de Doha e suas insinuações de que é preciso proteger as empresas e os interesses norte-americanos do investimento estrangeiros são um desapontador sinal dos tempos."
Em entrevista ao "Financial Times" no começo desta semana, Hillary afirmou que, caso chegue ao poder, irá revisar os acordos de livre comércio dos Estados Unidos e que "olhará o que funciona e o que não funciona" no caso da Rodada Doha.
O deputado americano Barney Frank, também democrata, criticou Mandelson, dizendo que o europeu estava se intrometendo nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.


Com agências internacionais

Texto Anterior: EUA jogam para a platéia, rebate Brasil
Próximo Texto: América Latina: Brasil pressionará para obter mais poder no Banco do Sul
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.