São Paulo, sábado, 8 de março de 1997.

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Agência é uma das 5 maiores do país e passa a ser administrada por dois outros sócios, Serpa e Madeira
Periscinoto deixa presidência da Almap

da Reportagem Local

O publicitário Alex Periscinoto, 66, está deixando a presidência da Almap/BBDO, uma das cinco maiores agências de propaganda do país, com um faturamento de US$ 190 milhões.
Periscinoto, que tornou-se sócio da então Almap em 1960, continua como sócio da agência e membro do conselho e passa também a ser consultor para a América Latina da BBDO, que pertence a Omnicom Group Inc., o terceiro maior grupo de comunicação do mundo.
Com sua saída da presidência, a Almap/BBDO passa a ser uma agência sem presidente. Ela será comandada por Marcello Serpa, 34, sócio e diretor de criação, e José Luiz Madeira, 46, sócio e diretor de operações.
América Latina
``Preferimos desse jeito porque queremos continuar nosso trabalho da maneira que estávamos tocando'', diz Serpa.
Dois dos principais executivos do grupo BBDO, Allen Rosenshine, presidente da BBDO Worlwide, e Eduardo Vargas, chairman da empresa para a América Latina, vieram ao Brasil para ``sacramentar'' a mudança, já que o faturamento no Brasil representa 50% das operações do grupo no mercado latino-americano.
O grupo está presente em 22 países da região. Seu faturamento mundial foi de cerca de US$ 1,5 bilhão no ano passado.
A mudança foi acompanhada de uma alteração também na composição acionária da agência, segundo Serpa. O grupo BBDO continua com 50% do seu capital, mas a divisão dos 50% restantes entre os três sócios foi mudada, disse ele, sem fornecer detalhes.
Periscinoto explicou que essa decisão foi tinha sido planejada há vários anos -quando ele convidou Serpa e Madeira para serem sócios da empresa em 1992, a intenção era preparar a agência e seus clientes para a sucessão.
Desde então, o faturamento da agência cresceu 375%.
``Sinto-me muito confortável com essa mudança porque estou passando o bastão de comando para quem eu escolhi'', disse ele.
Na década de 80, Periscinoto já tinha adotado uma decisão fundamental para mudar o perfil da Almap, ao associar-se com a BBDO. ``Iniciamos em 86 o projeto de preparação da agência para a globalização do mercado.''
Ele foi o primeiro diretor de criação a se tornar sócio de uma agência, a própria Almap, que passou a chamar-se Alcantara Machado/Periscinoto. ``Antes disso, as agências eram tocadas apenas por homens de negócios.''
Disneylandia
Durante seus 36 anos na Almap -``trabalhar aqui foi como estar numa Disneylandia para adultos''-, ele ajudou a construir a imagem de algumas marcas mais populares no país, como a Volkswagen e a Kibon. Atualmente, entre os clientes da agência estão Bayer, Elma Chips, Gillette e Apple, além da Volks e Kibon.

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