UOL


São Paulo, terça-feira, 08 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEFONIA MÓVEL

Portugal Telecom e Telefónica formam a Vivo, que vai unir 16,8 milhões de clientes de quatro empresas

Fusão cria maior operadora de celular do país

LÁSZLÓ VARGA
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma das maiores migrações de usuários de telefonia celular do mundo ocorrerá nos próximos dias. O grupo português Portugal Telecom e o espanhol Telefónica decidiram que migrarão todos os 16,8 milhões de clientes da Telesp Celular, Telefônica Celular, Global Telecom e Tele Centro Oeste Celular para uma empresa só, segundo apurou ontem a Folha.
Eles passarão a ser clientes da nova operadora Vivo, a maior do país, que será anunciada hoje pelos dois conglomerados. A iniciativa exigirá um grande esforço de sinergia de sistemas, marketing e investimentos, pois até agora as quatro empresas trabalhavam separadamente. Existia apenas a joint venture BrasilCel, que cuidava da supervisão administrativa.
Com a criação da Vivo, a BrasilCel passa a ser apenas a razão social da nova operadora. A mudança terá impacto nos 6 milhões de clientes da Telesp Celular, que atua no Estado de São Paulo, nos 7 milhões da Telefônica Celular (RJ, RS, ES, BA E SE), no 1 milhão da Global Telecom (PR e SC) e nos 2,8 milhões da Tele Centro Oeste (Estados do Sul, Centro-Oeste e Norte). Suas operadoras simplesmente deixarão de existir. A mudança não deve resultar em mais custos para os clientes, mas em redução de custos para a Vivo.

Desfragmentação
Com essa decisão, a Portugal Telecom e a Telefónica irão desfragmentar as operadoras que detinham, unindo-as e eliminando despesas. Uma grande campanha publicitária para a promoção da nova operadora começa a ser veiculada no próximo domingo.
A união das empresas deve garantir mais agilidade para os negócios em telefonia móvel da Portugal Telecom e da Telefónica no Brasil. A Vivo passa a ser de fato a maior operadora do país. O concorrente mais próximo é o grupo mexicano Telecom Americas, que tem cerca de 6 milhões de clientes. Ele atua, no entanto, por via de cinco operadoras: Tess, ATL, Americel, Claro Digital e BSE.
A Telecom Americas é o maior grupo de telefonia celular da América Latina, seguido agora pela nova Vivo. O primeiro grande passo para a criação da Vivo ocorreu em 16 de janeiro. Nesse dia, a Portugal Telecom e a Telefónica adquiriram o controle da Tele Centro Oeste, que pertencia ao grupo brasileiro Splice. A aquisição custou R$ 1,408 bilhão.
A compra da Tele Centro Oeste precisa ainda ser aprovada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Por causa disso, sua incorporação à Vivo pode levar algum tempo. A integração total das operadoras que formarão a Vivo -com exceção da Tele Centro Oeste- ocorrerá em poucas semanas ou mesmo dias, segundo afirmou ontem uma fonte da empresa à Folha.
A Vivo é mais um passo do processo de fusão de operadoras que vem ocorrendo no mundo. O objetivo é garantir maior volume de usuários para gerar mais receita e reduzir custos. A Telesp Celular Participações, que reúne as operadoras Telesp Celular e Global Telecom, teve prejuízo de R$ 1,1 bilhão em 2002.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Três gigantes de celulares vão se unir na Europa
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.