São Paulo, sábado, 08 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GRIPE MIGRATÓRIA

Presidente admite que gripe chegue ao Brasil

Ave "peralta" pode trazer doença ao país, diz Lula

Alan Marques/Folha Imagem
O presidente Lula come frango em almoço na Embrapa


DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Em cerimônia em que anunciou medidas de combate à gripe aviária, Lula criticou os que, segundo ele, gostam de dar "palpite" sobre tudo e muitas vezes criam "alarde" que amedrontam a população. Lula culpou as "bobagens faladas" pelo embargo russo à carne brasileira.
"Estamos lembrados que, recentemente, por umas bobagens faladas em alguns lugares deste país, nós tivemos o bloqueio da importação da nossa carne para a Rússia. E não foram os russos os culpados, foi gente nossa que falou o que não deveria falar, na hora errada", disse, em fala de improviso na sede da Embrapa.
Lula disse acreditar que a doença não chegará ao Brasil e sugeriu à mídia que, quando tratar da gripe aviária, entreviste representantes do governo.
Segundo o presidente, que participou de almoço na Embrapa em que foram oferecidos pratos com frango a um custo de R$ 70 por pessoa, o Brasil criou uma "tática de guerra" para conter a gripe aviária. Mas admitiu a possibilidade de chegada da doença, mesmo não acreditando em tal possibilidade.
"Eu não acredito que venha para o Brasil. (...) Nós estamos muito distantes do centro das aves migratórias, mas pode vir. Sempre tem uma ave mais peralta do que a outra e ela pode resolver desandar aqui."
Ao se aproximar dos jornalistas, enquanto um garçom preparava seu prato, Lula foi questionado se o almoço tinha gosto de pizza. "De pizza? Só se for pizza de frango." Ao ouvir a resposta, um repórter questionou se o gosto era de pizza de Congresso e de cassações. Lula, então, deu as costas à imprensa.
No início do discurso Lula fez uma brincadeira sobre o aniversário de 56 anos da primeira-dama, Marisa Letícia. "Hoje, a Marisa faz aniversário e eu falei: Marisa, vou te convidar para almoçar fora." Depois, no almoço, ao receber um prato com arroz, frango e risoto, Lula comeu um pouco da comida em pé, a pedido de fotógrafos. (EDS E PDL)


Texto Anterior: Avicultura: Lançado plano para prevenir a gripe aviária
Próximo Texto: Polêmica: Corregedoria investiga procurador que advoga
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.