São Paulo, quarta-feira, 08 de abril de 2009

Texto Anterior | Índice

REINO UNIDO

Polícia agrediu homem que morreu em ato contra G20

DA REDAÇÃO

A polícia britânica agrediu o homem que morreu na semana passada durante protesto contra o G20 (grupo de 19 das maiores economias globais e a UE) em Londres, mostra vídeo obtido pelo "The Guardian". Momentos após o ataque, ele sofreu um ataque cardíaco e morreu.
Pelas imagens gravadas por um administrador de fundo dos EUA, Ian Tomlinson, 47, que não participava do protesto, passava em frente aos policiais, aparentemente sem falar nada, quando foi agredido com um golpe de cassetete e jogado violentamente no chão.
Testemunhas disseram ao "Guardian" que, antes mesmo das cenas gravadas, Tomlinson já havia sido agredido pelos policiais, que estavam bloqueando seu caminho para casa. "Um policial já tinha segurado ele e o estava empurrando", afirmou a fotógrafa Anna Branthwaite, que disse ainda que o vendedor de jornais foi agredido com dois golpes de cassetete enquanto estava no chão.
As descrições das testemunhas colocam em dúvida a versão oficial apresentada pela polícia londrina. Na nota oficial sobre a morte de Tomlinson, a polícia britânica não citou, em nenhum momento ,que ele tinha se encontrado com os policiais.


Assista ao vídeo em que policial empurra homem em ato do G20

www.folha.com.br/090978


Texto Anterior: Troca de gentilezas: Presidente Obama é um cara legal, afirma Lula
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.